Beija-flor balança-rabo-canela, uma das aves que podem ser avistadas em Porto Seguro. Foto: Jaílson Souza/Divulgação


Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, todos os olhos estarão nos céus, durante o 2º Festival de Aves em Porto Seguro, no sul da Bahia. O evento tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação através da observação das mais de 360 aves que colorem os céus da região. O festival é realizado de forma conjunta por 4 unidades de conservação localizadas em Porto Seguro: o Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e Rio do Brasil. A Universidade Federal do Sul da Bahia também está envolvida na organização do evento, que conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.

A programação do festival é gratuita e aberta para todas as idades. As atividades incluem brincadeiras, práticas educativas, exposições, contações de histórias, palestras, minicursos e, claro, muita observação de aves! Dentre as espécies que poderão ser observadas destacam-se o surucuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus), o tangará-rajado (Machaeropterus regulus) e o balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii), este último é uma espécie ameaçada de beija-flor, endêmico da Mata Atlântica. Um guia das aves que ocorrem na Costa do Descobrimento, produzido pelas unidades de conservação em parceria com a Conservação Internacional (CI-Brasil) está disponível online para quem quiser conhecer melhor as espécies da região.

A coordenadora do evento e analista ambiental da RPPN Estação Veracel, Priscila Sales, explica que o objetivo é usar a observação de aves como ferramenta de sensibilização ambiental. “Esta é uma forma lúdica de envolver a população local e os turistas que visitam a região para que eles também se tornem defensores dessa causa, onde quer que estejam”, pontua. Uma das apostas da RPPN é exatamente o turismo de observação de aves, como já contou o WikiParques.

 

Serviço:

2º Festival de Aves em Porto Seguro
Quando? De 30/05 a 01/06, quinta e sexta-feira das 9h às 16h e sábado das 13h às 16h
Onde? Centro Histórico de Porto Seguro – Porto Seguro – Bahia
Quanto? Evento Gratuito

 

 

 

Comentários

comentários