Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Foto: Divulgação/ PSA

Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Foto: Divulgação/ PSA


No dia 05 e 06 de maio acontecerá o 3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (SP), evento que tem como objetivo difundir o conhecimento científico gerado pelas pesquisas realizadas no parque e região. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 02/05 pelo endereço eletrônico parquenascentes@santoandre.sp.gov.br.

As primeiras edições aconteceram em 2015 e 2016. Além das apresentações abertas ao público, os encontros também contribuem para a discussão da importância da região de Paranapiacaba enquanto patrimônio natural, científico e cultural da região de florestas da Serra do Mar.

No 1º dia de evento, das 09h00 às 15h30, cinco pesquisadores farão relatos sobre seus trabalhos, além de uma breve apresentação sobre a unidade de conservação no Clube União Lyra-Serrano. No 2º dia (06/05), das 09h às 13h00, haverá uma saída de campo no parque, opcional aos interessados em conhecer o local.

O e-mail de inscrição deve informar o nome completo, o telefone de contato, a escolaridade e a instituição à qual o interessado pertence. Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações pelos telefones (11) 4439-1308 e (11) 4439-1323.

Serviço:

3º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Quando?
05/05 (sábado), das 09h00 às 15h30; e 06/05 (domingo), das 09h00 às 13h00
Onde? Dia 05, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n – Paranapiacaba, Santo André); Dia 06, saída de campo no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Quanto? Inscrições gratuitas. 

Programação:

Dia 05/05

  • 09h00 às 09h30: Credenciamento
  • 09h45: Abertura do evento. Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo André
  • 10h00: Palestra: Breve apresentação sobre o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Palestrante: Leandro Wada Simone – Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.
  • 10h15: Palestra:Serviços Ecossistêmicos na região do Alto da Serra. Palestrante: Edilene Vieira Fazza – Engenheira Ambiental e mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC.
  • 10h50: Palestra:Estrutura e aspectos clínicos de uma taxocenose pós-declínio: anuros da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Palestrante: Diego de Almeida da Silva – Biólogo e bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC.
  • 11h25: Palestra: Histórico e atual situação da poluição atmosférica na região de Paranapiacaba. Palestrante: Lúcia Helena Gomes Coelho – Graduada em Química pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, professora-adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC.
  • 11h55: Mesa de encerramento das apresentações da manhã
  • 12h30 às 13h30: Almoço
  • 13h45: Palestra: Diversidade de espécies de anuros de Paranapiacaba ou a comparação entre as diversidades do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. Palestrante: Vanessa Kruth Verdade – Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre, doutora e pós-doutora em Zoologia, é professora-adjunta na UFABC
  • 14h20: Palestra: Status atual da população de Actinote zikani. Palestrante: Ronaldo Bastos Francini – Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutor em Zoologia para USP, professor titular da Universidade Católica de Santos desde 1997.
  • 14h00: Mesa de encerramento das apresentações da tarde.
  • 15h30: Encerramento do evento

Dia 06/05:

  • 09h00 às 13h00 – saída de campo pelo parque (opcional)

 

*Com informações da Prefeitura de Santo André

 

 

 

Comentários

comentários