Vista do Pico do Garrafão, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Karla Paiva/WikiParques


Os montanhistas de plantão podem marcar na agenda: no dia 19/05 (sábado), o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) irá realizar a abertura da temporada de montanhismo. Evento que marca o início da época ideal para prática de esportes na montanha será celebrado pelo parque, famoso por suas trilhas e travessias, com uma programação especial. Entre as atividades estará a reinauguração da trilha Mozart Catão, onde haverá uma visita guiada aberta aos interessados.

O nome do percurso foi dado em homenagem ao alpinista Mozart Catão, o primeiro brasileiro a conquistar o Monte Everest. A vida do lendário montanhista também será homenageada no documentário “Mozart, uma vida de conquistas”, que será exibido no EcoCine durante o evento. Outro destaque na programação será mais uma edição do Desafio 360º Trail Run, uma corrida e caminhada com distâncias de 8 e 5 km que irá combinar trechos de asfalto com trilhas do parque.

Além disso, haverá oficina de slackline, exibição de vídeos gravados no Dedo de Deus e na Cabeça de Peixe – dois cumes rochosos da Serra dos Órgãos -, um quiz para testar os conhecimentos dos visitantes sobre o parque e um show da banda Sabotage, que irá encerrar a programação. A criançada também poderá se divertir no sábado com muro de escalada infantil e contação de histórias. Durante o evento, haverá diversos estandes de marcas esportivas e praça de alimentação.

O gestor do parque, Leandro Goulart, explica que a temporada de montanhismo, que vai de maio a setembro, é um período de atenção especial com a visitação. “A gestão do uso público foca toda sua atenção para as áreas de montanha porque nossa visitação aumenta consideravelmente neste período de alta temporada. A procura por escalada também aumenta. Temos montanhas ícones no montanhismo nacional, como: Dedo de Deus, Agulha do Diabo entre outras”, completa Goulart.

Não haverá cobrança de ingresso no evento, mas cada participante deverá levar 1kg de alimento não perecível (que será doado para instituições de caridade) ou 1kg de ração para cães e gatos (que será doado para associações de proteção aos animais).

Veja a programação completa:

Banner de divulgação/ICMBio


*Com informações do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários