Área de Proteção Ambiental parque e Fazenda do Carmo completa 30 anos este mês. A tradicional caminhada anual assume caráter histórico para comemorar a data. Foto: Área de Proteção Ambiental parque e Fazenda do Carmo


No próximo sábado, dia 06/04, a Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo (SP) celebra 30 anos com uma grande caminhada. Em sua 3ª edição, a caminhada ecológica ganha uma versão histórica em razão da comemoração.

O território da unidade de conservação possui uma importância para a história da Conservação no estado. Na década de 80, movimentos sociais se mobilizaram contra o funcionamento do antigo aterro sanitário de São Mateus, que fez despertar a consciência ambiental e o surgimento das primeiras entidades locais que empreenderam a luta para a criação da área de proteção ambiental.

Com uma duração de 4 a 5 horas, o trajeto de 5 km incluirá paradas em pontos como a área utilizada para acampamento dos ativistas, o antigo aterro, a sede da Fazenda do Oscar Americano (atual Museu de Meio Ambiente do Parque do Carmo). O passeio termina no Planetário do Carmo, onde os caminhantes participarão de uma sessão especial seguida por uma observação solar com telescópios.

A organização recomenda que os participantes vistam roupas leves, calçados fechados e confortáveis, chapéus ou bonés; e que também levem repelente , protetor solar, água e lanche. É necessário estar vacinado contra a febre amarela para participar. O percurso é recomendado para pessoas a partir dos 12 anos de idade – estes desde que acompanhados dos pais ou responsável.

A atividade é gratuita e possui número limitado de 90 vagas. Inscrições podem ser feitas neste link

 

Serviço:

Caminhada Histórica na Área de Proteção Ambiental Parque e Fazenda do Carmo
Quando? Sábado, dia 06/04, das 09h00 às 14h30
Onde? Ponto de encontro: Lago do Sesc Itaquera às 09h00




 

Comentários

comentários