A atividade apresenta a história das instituições sediadas na unidade e que foram pioneiras na conservação ambiental em São Paulo e no Brasil. Foto: Divulgação


Uma iniciativa do Museu Florestal e do Movimento Conservatio – Cultura de Áreas Protegidas, o projeto Caminhadas Históricas acontece há dois anos no Parque Estadual Alberto Löfgren (SP), também conhecido como Horto Florestal. Com nível de dificuldade leve, a atividade recomendada para todas as idades apresenta a história das instituições sediadas na unidade e que foram pioneiras na conservação ambiental em São Paulo e no Brasil. 

O trajeto passa por edifícios antigos e arboretos centenários. Ao longo da atividade, os pesquisadores narram a história de personagens que trabalharam no Horto, como Alberto Löfgren, Edmundo Navarro de Andrade e Octávio Vecchi. Figuras religiosas e folclóricas relacionadas à proteção da natureza também aparecem, como São João Gualberto e o Curupira. Os visitantes também têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre as variadas espécies de animais e plantas que ocorrem no Parque.

Além das explicações que ocorrem ao longo da Caminhada, o itinerário intercala diversas atividades lúdicas. Os participantes podem ver fotos antigas da área e comparar com a paisagem e a arquitetura atuais. Também há contação de história e música.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre as variadas espécies de animais e plantas que ocorrem no Parque. Foto: Divulgação


Os visitantes do Parque também são convidados a compartilhar suas histórias e memórias sobre o Parque.

A Caminhada Histórica teve início em 2018, em comemoração ao aniversário do Parque e de lá pra cá já foram realizadas 12 edições.

O projeto é uma iniciativa do Movimento Conservatio e do Museu Florestal Octávio Vecchi (sob gestão do Instituto Florestal), com apoio da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Não é necessário fazer inscrição prévia. A participação é gratuita.

*Atenção: para entrar no Horto Florestal é necessário ter tomado a vacina contra a febre amarela!

Serviço:

Caminhadas Históricas no Parque Estadual Alberto Löfgren

Quando? Dias 15/02, 06/06, 12/09 e 12/10, às 09h00
Duração: O passeio dura 2 horas e 30 minutos
Ponto de encontro: Entrada do Parque, à Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo – SP
Contato: Museu Florestal Octávio Vecchi – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2053 / contato.museuflorestal@gmail.com

Link para evento de Facebook: https://www.facebook.com/events/503508543609069/

Saiba Mais: https://youtu.be/I4q2kj3rdRQ

 

*Com informações do Parque Estadual Alberto Löfgren

 

 

 

Comentários

comentários