O Parque Estadual do Brigadeiro oferece diversas opções de trilhas e diversos níveis de dificuldades. Foto: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais


Durante este mês de julho, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro (MG) oferece cronograma de atividades de caminhadas para todos os públicos que frequentam a unidade de conservação. Os passeios são divididos em três níveis de dificuldade: “Família”, “Amigos” e “Aventureiros”.

No dia 20/07,  com duração de cerca de 1h30, partindo do centro de visitantes do parque em direção à Trilha do Muriqui, a caminhada “Família” tem grau de dificuldade considerado baixo. Também no dia 20 e no dia 28/07, a caminhada “Amigos” de nível médio de dificuldade irá até o Pico do Grama. A duração aproximada da atividade é de cerca de 3 horas.

 O passeio “Aventureiros” acontece no dia 27/07 com uma trilha com grau de dificuldade alto. Prevista para 8 horas e 30 minutos de duração, ela parte do Centro de Visitantes até a Pedra do Pato, percorrendo cerca de 6 km. No mesmo dia, também acontece uma atividade “Nível Hard”, no Pico do Itajuru, seguindo um trajeto de 10 km. A concentração será na Praça de Belisário, em Fervedouro.

A gerente da unidade de conservação, Rosimeire Belcavelo, destaca a importância destas atividades para a divulgação do parque e conscientização da comunidade sobre a conservação do bioma Mata Atlântica, predominante no parque. “Divulgando o parque, toda a comunidade do entorno também ganha, pois a vinda de turistas movimenta o comércio e favorece a economia local”, lembra.

As atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3271.7491 ou pelo e-mail pebrigadeiro@meioambiente.mg.gov.br. Cada caminhada mantém um público máximo de 15 participantes e ainda contam com vagas abertas. Todas as trilhas são guiadas por servidores do parque que acompanham os participantes ao longo de todo o trajeto.

 

*Com informações do IEF

 

 

 

Comentários

comentários