Trecho da Trilha Transmantiqueira será sinalizado no Parque Estadual do Ibitipoca. Foto: Edmilson Sanches/Wikimedia


As pegadas amarelas e pretas continuam sua jornada para sinalizar os caminhos da Serra da Mantiqueira. Nos dias 08 e 09/11, o 9º Seminário e Mutirão da Trilha Transmantiqueira será realizado no Parque Estadual do Ibitipoca (MG) para sinalizar aquele que deve ser a linha de chegada (ou partida) para trilha de longo curso.

O seminário será no sábado (08/11) das 09h00 às 17h00, no parque estadual mineiro, em Conceição do Ibitipoca; e o mutirão será no domingo. O seminário será dedicado à capacitação dos voluntários e servidores participantes e irá apresentá-los à trilha e à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Já a etapa de sinalização será feita no dia seguinte em um trecho ainda a ser definido dentro do setor Serras de Ibitipoca, que compreende, além do Parque Estadual do Ibitipoca, o Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira (MG) e a Área de Proteção Ambiental Boqueirão da Mira (MG).

A participação é gratuita e os voluntários interessados em participar precisam preencher o formulário disponível online.

Divulgação/Trilha Transmantiqueira


A Trilha Transmantiqueira

O projeto da Transmantiqueira prevê um percurso de 1.000 km que cruzará mais de 40 municípios e unidades de conservação como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG) e o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu (MG). O projeto nasceu da ideia de aproveitar as trilhas já existentes e criar um traçado único de longa distância que as conecte através da Serra da Mantiqueira e as fortaleça como um todo. Atualmente, cerca de 200 km do percurso já estão sinalizados.

 

 

 

Comentários

comentários