O Parque Natural Municipal Barão de Mauá, em Magé (RJ), às margens da Baía de Guanabara. Foto: Tomaz Silva/EBC


Neste sábado (23/2), o Instituto OndAzul irá promover um mutirão de limpeza no Parque Natural Municipal Barão de Mauá (RJ), às margens da Baía de Guanabara. A ação de voluntariado começará às 09h30 da manhã para recolher o lixo que as águas da baía deixam nas praias e mangues do parque. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente de Magé e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro.

Os voluntários interessados em participar precisam se inscrever através do formulário online, disponível aqui. As vagas são limitadas. O último mutirão no parque, realizado há 1 ano, recolheu 3 toneladas de resíduos que tiveram destinação ambientalmente adequada. A expectativa do instituto com a nova ação de retirada de resíduos é transmitir aos moradores a importância da preservação do manguezal e o real valor de toda a biodiversidade existente naquele habitat natural.

De acordo com o Coordenador Executivo do OndAzul, André Esteves, a atividade será o marco para o início das obras de infraestrutura previstas no plano de manejo concluído e apresentado à sociedade em dezembro do ano passado. Estão previstas a construção de uma sede, uma passarela suspensa, de aproximadamente um quilômetro de extensão, e um platô para observação de aves.

O parque abriga uma importante área de mangue que serve como berçário de aves, peixes, moluscos e crustáceos. Em 2000, a praia de Mauá, hoje área protegida, foi a mais afetada pelo vazamento de petróleo da Petrobras na Baía de Guanabara. Desde então, a região vem sendo recuperada pelo Projeto Mangue Vivo, uma das iniciativas do Instituto OndAzul, que ajudou a transformar a área em unidade de conservação. A ONG já ajudou a recuperar 20 hectares de manguezais através do replantio de 180 mil mudas. O Parque Natural Municipal Barão de Mauá possui 116 hectares, sendo que quase a sua totalidade já foi recuperada.


Serviço:

O que? Mutirão de limpeza no Parque Natural Municipal Barão de Mauá
Quando? Sábado (23/02), às 09h30
Onde? O ponto de encontro será no sítio do Chicão, na Rua Antonieta Gomes de Oliveira, localizada no Jardim da Prata, em Mauá, Magé – RJ
Quanto? Gratuito

 

 

Comentários

comentários