Foto: Fernando Moraes


Com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da conservação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ) e das áreas ao seu entorno, o Projeto Ilhas do Rio vai promover no dia 21 de julho, este sábado, um grande mutirão de limpeza na Lagoa Rodrigo de Freitas, uma das principais áreas de lazer carioca. A ação, marcada para às 08h30, vai contar com a participação da equipe do projeto e voluntários.

Em 2018, o Projeto Ilhas do Rio chegou a sua 3ª fase de pesquisas em diversas ilhas costeiras do Rio de Janeiro, em especial no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ). Nesta etapa, as pesquisas também se estenderão à Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesse contexto, a exemplo dos mutirões já realizados pelo Projeto no monumento natural, o Projeto Ilhas do Rio vai iniciar suas ações de mobilização social também na Lagoa, que há décadas vem sofrendo com a poluição. Após a coleta, o resíduo será separado por tipo de material, pesado e registrado. Suas possíveis origens serão avaliadas, como, por exemplo, se foram jogados pelos transeuntes ou carreados pela água dos rios que desembocam na Lagoa.

Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Foto: Igor Camacho


Os participantes receberão um
kit de material de limpeza para a coleta, que será feita nas margens da Lagoa. Todo o lixo recolhido será encaminhado pela COMLURB (apoiador da ação) para os destinos ambientalmente adequados.

No mesmo dia, o Projeto também promove uma pequena exposição no local, apresentando fotos, material de divulgação e exemplares da Coleção Zoológica, composta de alguns animais marinhos e terrestres coletados nas Cagarras, assim como o lixo encontrado nos ninhais de aves marinhas localizadas nas ilhas Redonda e Cagarra.

Também será oferecida uma oficina de dobradura de jornal, ensinando como substituir as sacolas plásticas usadas nas lixeiras domésticas.

Serviço:

O quê? Mutirão de Limpeza na Lagoa/Projeto Ilhas do Rio
Quando? 21 de julho, de 08h30 às 13h00
Onde?
Núcleo Lagoa da Colônia de Pescadores Z-13 (próximo ao Parque dos Patins)
Mais informações: ea@ilhasdorio.org.br

 

 

 

 

Comentários

comentários