Monumento Natural das Ilhas Cagarrras. Foto: Acervo ICMBio

Monumento Natural das Ilhas Cagarrras (RJ). Foto: Acervo ICMBio


No próximo fim de semana, dias 10 e 11/06,  o Instituto Mar Adentro e o WWF Brasil promovem um mutirão de limpeza no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ). O evento comemorará tanto a Semana do Meio Ambiente quanto o Dia dos Oceanos (08 de junho). Setenta voluntários já estão confirmados para a ação.

A ação faz parte do projeto Conhecer para Preservar, uma parceria entre as instituições cujo objetivo é sensibilizar e engajar a sociedade na proteção ao meio ambiente marinho, através do combate à poluição das praias e mares e da propagação do conhecimento sobre o assunto. A edição do evento ocorrida em março deste ano retirou 1.640 litros de resíduos das areias de Copacabana com a ajuda de 500 voluntários.

No dia 10/06, serão feitas a limpeza subaquática por um grupo de mergulhadores profissionais, a retirada de resíduos flutuantes por canoeiros e a limpeza de uma das cinco ilhas do Arquipélago das Cagarras, a Comprida. Os resíduos coletados serão encaminhados para a Colônia de Pescadores Z13, em Copacabana. No dia 11/06, haverá a separação e contagem do lixo coletado (gravimetria). Também participarão desta atividade membros da Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho e do projeto Plástico Vale Ouro do WWF-Brasil, que transforma resíduos em suvenirs, gerando renda para a comunidade dos Guararapes, no Rio.

O mutirão de limpeza tem o apoio do ICMBio, Projeto Ilhas do Rio, Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro, Colônia de Pescadores Z-13, Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho, Matéria Brasil, Companhia Municipal de Limpeza Urbana, voluntários biólogos, mergulhadores e desportistas.

 

*Com informações da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários