A programação do aniversário de 49 anos do Parque Estadual do Desengano começa nesta quinta-feira (11/04). Foto: Paulo de Carvalho


Este mês de abril, o Parque Estadual do Desengano (RJ) completa 49 anos de existência. Para celebrar o aniversário de criação, a unidade de conservação vai presentear os visitantes com uma programação especial que incluirá atividades esportivas, caminhadas ecológicas e plantio de mudas. As ações serão realizadas na sede da unidade de conservação, no município fluminense de Santa Maria Madalena. A entrada é franca e, para participar, basta chegar ao local no horário programado.

A programação começa nesta  quinta-feira (11/04), com uma feira de ciências itinerante promovida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Alunos das redes públicas e privadas locais participarão desta atividade que apresentará vários experimentos nas áreas de química, física e biologia.

Na sexta-feira  (12/04),  a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae)  levará para a sede do parque um  laboratório móvel onde os visitantes poderão conhecer como funciona uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Também nesse dia, estudantes da região participarão de um mutirão plantio de cerca de 50 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. 

No fim de semana (13 e 14/04), o parque oferecerá para os visitantes mirins atividades esportivas e caminhada na trilha interpretativa Acácias, com aproximadamente 1 km de extensão.

Na segunda-feira (15/04), a programação pelo aniversário do parque prossegue com  uma atividade promovida pela  Vital Brasil, órgão responsável pela produção de vacinas, sobretudo a antiofídica. Nesse dia, haverá exposição de serpentes, das quais são extraídas o veneno utilizado para a produção da vacina, além de palestras sobre esse tema. 

As comemorações terminam no feriadão da Semana Santa com a realização do Programa Vem Passarinhar. A atividade tem o objetivo de incentivar a prática de observação de aves em vida livre, uma ferramenta de estímulo à preservação de espécies por meio de visitas às unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a atividade, os participantes irão percorrer os atrativos do parque como a Morumbeca do Imbé, a Morumbeca dos Marreiros e a trilha Ribeirão Vermelho para fazer o registro das aves.

Veja a programação completa de aniversário:

 

Serviço:
 
Comemoração do Aniversário de 49 anos do Parque Estadual do Desengano
Quando?
 De quinta-feira a domingo, dias 11 a 14/04, das 09h00 às 16h00
Onde? Sede do Parque Estadual do Desengano (Avenida José Dantas dos Santos, nº 35, Itaporanga, Santa Maria Madalena). Entrada pelo Horto Florestal Santos Lima
 
Programa Vem Passarinhar
Quando? Sexta, sábado e domingo, dias 19 a 21/04 
Onde? O ponto de encontro será na sede do parque.
 

*Com informações da Comunicação do Inea-RJ 

 

 

 

Comentários

comentários