Em uma das oficinas as crianças têm a oportunidade de desenhar livremente. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro

Em uma das oficinas as crianças têm a oportunidade de desenhar livremente. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro


O Parque Estadual do Sumidouro (MG) está de portões abertos para a criançada nessas férias. Na área verde da unidade de conservação serão oferecidas diversas atividades recreativas entre esta quinta-feira, 25/01, e domingo, 28/01. Oficinas de pinturas rupestres, desenho livre, oficina do livro, trilhas, tanque de escavação e muitas outras brincadeiras estão programadas para ocorrer entre 10h30 e 16h00.

As atividades serão uma excelente oportunidade para que pais e filhos tenham uma rica experiência no contato direto com a natureza, passando por cenários incríveis em meio a um ambiente preservado. As crianças também serão estimuladas por meio de atividades de educação ambiental, turismo ecológico e recreação.

Toda a programação é gratuita e indicada para crianças a partir de 5 anos e pais ou responsáveis também podem participar. O lanche deve ser levado pelos participantes. O monitor ambiental do Parque do Sumidouro, Wederson Nunes de Oliveira, fala da expectativa para a 3ª edição do programa. “Toda a equipe está empenhada na realização das atividades e para receber bem os visitantes. Esperamos que os participantes aproveitem toda a vivência, inclusive aprendendo sobre a unidade de conservação, e que voltem nas próximas edições”, disse.

Na atividade do tanque de escavação as crianças aprendem um pouco sobre arqueologia e paleontologia. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro

Na atividade do tanque de escavação as crianças aprendem um pouco sobre arqueologia e paleontologia. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro


Nesta quinta-feira, as crianças participaram da atividade Tanque de Escavação, em que escavaram um tanque de areia em busca de fósseis típicos da região de Lagoa Santa. As réplicas e objetos arqueológicos foram enterrados num tanque de areia e os participantes tiveram que desenterrar os artefatos. Em seguida, eles os identificaram, num exercício que ressalta a importância da arqueologia e paleontologia para a construção histórica de uma espécie ou de um povo, que viveu na região há milhares de anos.

No período da tarde, foi oferecida a Oficina do Livro, em que as crianças aprenderam a construir livretos a partir de dobraduras de papel, usando recortes e vários trechos da literatura.

Entre sexta e domingo, outras atividades, como a Oficina de Pinturas Rupestres e a Trilha Caxinquelê farão parte da programação. Na primeira, meninos e meninas poderão representar pinturas existentes na região do Sumidouro, retratando diferentes tipos de grafismo. Na Trilha do Caxinguelê, um trecho de aproximadamente 300 m, serão desenvolvidas atividades educativas e oficinas, com temas relativos à unidade de conservação, proporcionando um ambiente de aprendizagem, lazer e diversão. Para a realização da atividade, é importante que os participantes estejam com calçados fechados e usando boné, protetor solar e repelente. Também devem levar sua água.

Oficina do livro. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro

Oficina do livro. Foto: Divulgação/PE do Sumidouro


O evento Férias no Parque do Sumidouro será realizado no Centro de Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico, localizado na portaria Casa Fernão Dias, Rua Fernão Dias, 10, Quinta do Sumidouro, em Pedro Leopoldo. Interessados devem fazer o agendamento pelo e-mail agendamentopesumidouro@gmail.com ou pelo telefone (31) 3689 8592.

 

*Com informações da Comunicação do IEF

 

 

 

Comentários

comentários