A III Semana da Acessibilidade do Parque nacional do Itatiaia acontecerá de 21 a 29 setembro. Foto: Isis de Mello Rollim


Entre os dias 21 e 29/09, o Parque Nacional do Itatiaia (RJ) promoverá a III Semana da Acessibilidade, quando os visitantes poderão percorrer a Trilha Sensitiva do Jardim Sensorial, em frente ao Centro de Visitantes.

A trilha oferece visitas monitoradas para o público com deficiência visual. Na visita guiada pela trilha é estimulada a percepção do espaço, das formas das plantas, dos diferentes tipos de caules e folhas, estimulando os demais sentidos. “Garantir a acessibilidade é o primeiro passo para a inclusão social, e, garantir a participação de pessoas com deficiência, é expandir a sensibilização vinculada à conservação da biodiversidade.”, afirmam os voluntários da unidade de conservação, Kemilly Toledo e Thiago Gonzalez.

O Parque do Itatiaia é o primeiro parque nacional criado no Brasil em 1937. Está situado na Serra da Mantiqueira abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A unidade de conservação tem uma parte alta com campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. E a parte baixa é caracterizada por vegetação exuberante e cursos d´água, com diversas áreas para banho. Além do centro de visitantes, que foi todo revitalizado.

 

*Com informações do ICMBio

 

 

Comentários

comentários