Área de Proteção Ambiental Fernão Dias será palco do mutirão de sinalização da Trilha Transmantiqueira no início de maio. Foto: pordentrodeminas.com


Nos dias 04 e 05/05, será realizado o 7º Seminário e Mutirão da Trilha Transmantiqueira no município de Extrema, em Minas Gerais. No sábado, dia 04, os participantes serão apresentados ao conceito de trilhas de longo curso e ao projeto da Trilha Transmantiqueira, com seus desdobramentos para o turismo e para conservação da natureza. Além disso, haverá a capacitação dos voluntários para realizar a sinalização do percurso, que será feita no domingo, no setor Serra do Lopo x Pedra do Baú, dentro da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias(MG).

A programação também incluiu uma palestra sobre a identidade cultural e as lendas da Serra da Mantiqueira, que cruza os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O evento é gratuito e os voluntários interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail  comunicacaotur@extrema.mg.gov.br

O coordenador-geral da Trilha Transmantiqueira, Hugo de Castro, comemora o apoio essencial da Prefeitura de Extrema ao evento e à trilha. “A parceria com a prefeitura é importantíssima para nós porque o traçado da Transmantiqueira na região não está inserido em nenhuma unidade de conservação de proteção integral, então as articulações são feitas com os proprietários das terras e a prefeitura tem nos ajudado de forma estratégica nessa articulação”, pontua. O trecho de Extrema está dentro de uma Área de Proteção Ambiental estadual, uma unidade de conservação de uso sustentável que permite, portanto, a ocupação humana e uso do solo.

 “É uma sinergia, a gente se beneficia com esse apoio da prefeitura, e a prefeitura se beneficia com os efeitos da implantação da trilha, como a fomentação do turismo e conservação da natureza”, conclui Hugo.

Confira a programação completa dos 2 dias de evento:

Sábado, dia 04/05:

  • 08h45: Abertura
  • 09h00: Trilhas de Longo Curso e Trilha Transmantiqueira
  • 10h00: Trilha Transmantiqueira – Conservação e Biodiversidade
  • 11h00: Identidade Cultural e Lendas da Mantiqueira
  • 12h00 às 13h30: Almoço
  • 13h30: Palestra Trilha Transmantiqueira e Turismo
  • 14h30: Sinalização na Trilha Transmantiqueira
  • 15h30: Oficina de Sinalização
  • 17h00: Encerramento

Domingo, dia 05/05:

  • 08h00 às 12h00: Sinalização de trecho da trilha

A Trilha Transmantiqueira

O projeto da Transmantiqueira prevê um percurso de 750 km que cruzará 37 municípios e unidades de conservação como o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG) e o Monumento Natural Municipal da Pedra do Picu (MG). O projeto nasceu da ideia de aproveitar as trilhas já existentes e criar um traçado único de longa distância que as conecte através da Serra da Mantiqueira e as fortaleça como um todo.

 

 

Comentários

comentários