PE Verde Grande_Guilherme Okano_Wkps

O Parque Estadual Verde Grande, uma das possíveis inclusões ao Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu. Foto: Guilherme Okano/WikiParques


O Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, localizado entre Minas Gerais e Bahia, pode ser ampliado para outras 10 unidades de conservação. Atualmente formado por 15 áreas protegidas do Cerrado, o mosaico pode se tornar o maior do bioma se a inclusão se confirmar: o seu território de 1.3 milhão de hectares (ha)  seria estendido para mais de 3 milhões ha. A proposta foi discutida na última reunião da Câmara Técnica de Gestão Integrada das unidades do mosaico e será votada na próxima reunião do Conselho Consultivo, em abril.

A configuração de mosaico favorece a gestão integrada de áreas protegidas que estão próximas, justapostas ou sobrepostas, mesmo que estas pertençam a diferentes esferas de gestão (municipal, estadual, federal ou particular). Atualmente, fazem parte do mosaico parques nacionais, estaduais, áreas de proteção ambiental, reservas particulares do patrimônio natural (RPPN), comunidades quilombolas e uma reserva indígena.

O gestor do Refúgio Federal de Vida Silvestre do Oeste Baiano (BA), Sandro Borges, um dos que desejam fazer parte do mosaico, defende a importância de unir os esforços e recursos em prol da conservação. “A ampliação do mosaico nessa região, que abriga um dos maiores remanescentes de Cerrado, é uma decisão que irá incrementar o corredor ecológico em benefício da fauna e flora existentes, e que vai suprir gargalos que, por muitas vezes, limitam o desempenho das ações de conservação, como, por exemplo, a falta de recursos humanos e infraestrutura. Como parte do mosaico, poderemos otimizar esses pontos e promover intercâmbios de experiências, trazendo maior ganho de qualidade para a gestão das áreas protegidas”, pontuou Sandro.

Veja a lista das unidades de conservação que podem ser incluídas no mosaico:

Refúgio Federal de Vida Silvestre do Oeste Baiano
Área de Proteção Ambiental Federal das Nascentes do Rio Vermelho
Parque Natural Municipal do Pequi
Área de Proteção Ambiental Municipal de Uruana de Minas
Reserva Biológica Estadual Serra Azul
Reserva Biológica Estadual do Jaíba
Área de Proteção Ambiental Estadual Lajedão
Área de Proteção Ambiental Estadual Serra do Sabonetal
Parque Estadual Verde Grande
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro

PN Cavernas do Peruaçu_Bruno Rega_Wkps

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma das principais unidades de conservação que compõe o Mosaico. Foto: Bruno Rega/WikiParques


*Com informações WWF-Brasil

 

 

 

Comentários

comentários