Sinalização seguiu os métodos definidos pelo Manual de Sinalização de Trilhas, publicado pelo ICMBio em 2018. Foto: Acervo/ICMBio


Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (PR) implementou a sinalização da Trilha Interpretativa Campos de Palmas, percurso destinado à visita de grupos escolares que tem aproximadamente 2 km de extensão. Localizada em uma propriedade particular cujos proprietários apoiam atividades educativas no local, a trilha foi desenhada para abordar temas relacionados à biodiversidade e aos atributos culturais da região.

A sinalização da trilha seguiu os métodos definidos pelo Manual de Sinalização de Trilhas publicado em 2018. Neste caso, o sinal de trilha foi desenvolvido considerando as características locais, utilizando uma imagem que faz referência à araucária e ao pinhão. Este modelo de pegada de trilha será utilizado nas unidades de conservação integrantes do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Palmas (NGI Palmas): Estação Ecológica da Mata Preta (PR), Parque Nacional das Araucárias (PR) e Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas.

A sinalização do percurso da trilha interpretativa contribuirá, além do desenvolvimento da própria trilha, para a sinalização da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A RedeTrilhas é composta por trilhas reconhecidas pela sua relevância nacional para a conectividade de paisagens e ecossistemas, a recreação em contato com a natureza e o turismo. Um dos trechos previstos para o refúgio de vida silvestre denomina-se Caminhos de Peabiru em homenagem ao caminho histórico dos índios Guarani, que ligava o Atlântico aos Andes, passava pela região e perfazia cerca de 1.000 km de extensão.

 

*Com informação da Comunicação ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários