A nova trilha levará ao observatório dos alagados, um dos principais ecossistemas da reserva. Foto: REGUA/Divulgação


Na próxima terça-feira (25/09), a Reserva Particular do Patrimônio Natural Reserva Ecológica de Guapiaçu (RJ) irá inaugurar a trilha Grande Vida, que terá um trecho adaptado para permitir o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e deficientes visuais. O novo atrativo da reserva particular (RPPN) também terá placas para interpretação ambiental em todo percurso que servirão de apoio à professores, condutores e aos próprios visitantes que quiserem saber mais sobre aspectos naturais da área protegida.

O trecho de acessibilidade será de 400 metros e contará com um cabo guia que levará ao observatório dos alagados, onde é possível conhecer melhor o ecossistema pantanoso que abriga diversas espécies importantes da fauna, como aves, jacarés e capivaras. Durante a inauguração, que terá início às 9 horas, haverá a presença de pessoas com dificuldade de locomoção e deficientes visuais para fazerem o primeiro teste do percurso.

O atrativo é parte do projeto Guapiaçu Grande Vida, realização da REGUA, com o apoio da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu e patrocínio da Petrobras. De acordo com a coordenadora do projeto, Tatiana Horta, a expectativa é que a trilha funcione como uma poderosa ferramenta de educação ambiental. “Acreditamos que a trilha fortaleça nossas ações de educação ambiental reforçando o contato com a natureza de forma a sensibilizar jovens para a preservação do meio ambiente. A emoção de estar na trilha interpretativa é muito mais forte do que ver as árvores nas imagens de televisão, dos livros ou da internet”, explica.

 

 

 

Comentários

comentários