Floresta Amazônica_Resex_Jannyf Cristina

Um dos trechos de floresta da Trilha Chico Mendes, na Resex. Foto: Jannyf Cristina


Na manhã de hoje (22/12), a Reserva Extrativista Chico Mendes (AC) realizou o lançamento oficial do sua participação no Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o analista ambiental da reserva, Fernando Maia, o objetivo é utilizar a mão-obra voluntária principalmente nas ações de apoio à recém-inaugurada Trilha Chico Mendes, atualmente com 90 quilômetros de extensão, mas com perspectiva de ampliação para conectar os municípios de Assis Brasil e Xapuri via trilha, o que ultrapassaria a marca de 300 quilômetros.

“A expectativa é que a gente envolva não apenas as pessoas de Rio Branco no voluntariado, mas todos aqueles interessados em colaborar com a implementação do turismo de base comunitária na reserva”, contou Fernando. A reserva extrativista (RESEX) abrange sete municípios: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. “Hoje, nós só contamos com o apoio de voluntários em Rio Branco e a ideia com o programa é envolver todos os outros municípios que fazem parte da reserva – e também de fora do território”, continuou o analista.

O lançamento do programa foi feito em Xapuri exatamente para divulgar a iniciativa do voluntariado fora da capital acreana. Os moradores da reserva extrativista também terão papel fundamental na manutenção e monitoramento da trilha. Além disso, Fernando afirmou que todos que estiverem dispostos a ajudar serão bem-vindos. “O Programa de Voluntariado do ICMBio possui um limite de vagas, mas nós não iremos fechar as portas para os colaboradores eventuais que quiserem vir ajudar mesmo por fora do programa”, completou.

 

 

 

Comentários

comentários