Cachoeira VagaFogo, uma das atrações da Reserva Particular do Patrimônio Natural Frigo Nosso. Foto: Haissam Massouh/VagaFogo


Nesta quinta-feira, dia 31/01, o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural é comemorado. A celebração será marcada pela criação de uma nova reserva privada, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Frigo Nosso (RO), em um evento comemorativo em Pirenópolis, Rondônia. Com isso, o país terá 668 reservas particulares federais, o que representa mais de 500 mil hectares de áreas protegidas.

A data é comemorada desde 2013, mas foi oficializada pelo Congresso apenas em dezembro do ano passado. Segundo a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o país exibe mais 1.534 RPPNs, que, juntas, somam mais 779 mil hectares do território protegido.

As Reservas são criadas pela iniciativa de proprietários particulares e têm como principal característica a conservação da diversidade biológica. Por esse motivo são uma importante contribuição da sociedade civil em prol da proteção do meio ambiente, pois divide com o governo o ônus da gestão.

*Com informações do ICMBio

 

 

 

Comentários

comentários