Amigos Fotógrafos, mais uma etapa do Concurso WikiParques 2015 chega ao fim. Nesta 6ª etapa, 16 fotógrafos contribuíram com 64 registros. Como poderão ver, a qualidade das fotos enviadas continua altíssima! 

As lentes desta etapa passearam pelas seguintes Unidades de Conservação: Parque Nacional da AmazôniaParque Nacional da Serra da BodoquenaParque Estadual da Ilha do MelParque Nacional de Aparados da SerraParque Estadual da Serra do MarParque Estadual de Espigão AltoParque Estadual Encontro das ÁguasParque Nacional da Chapada DiamantinaParque Nacional da Serra da CanastraParque Nacional da Serra da CapivaraParque Nacional da TijucaParque Nacional de SuperaguiParque Nacional do IguaçuParque Nacional do JaúParque Nacional do Monte PascoalParque Nacional Serra das ConfusõesReserva de Desenvolvimento Sustentável MamirauáReserva Natural Salto MoratoAPA SUL RMBH Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vejam o comentário do jurado Adriano Gambarini:

As fotos da 6ª etapa foram bem diversificadas. Paisagens emblemáticas, fauna silvestre e imagens que remetem ao uso de Unidades de Conservação foram bem aceitas. De um modo geral, tenho percebido um cuidado por parte dos participantes em escolher as fotos; talvez pelo acompanhamento das outras edições anteriores, onde nós, jurados, temos tentado apresentar um direcionamento do que realmente é importante na hora de fotografar uma Unidade de Conservação ou qualquer temática ambiental.

Os vencedores

1º lugar: Roberto Dall’Agnol  [25 pontos]

Trilha das Araucarias. Vista do inicio da Trilha das Araucarias dentro do PE de Espigão Alto/RS. Foto: Roberto Dall’Agnol

O vencedor é uma novidade no concurso: Roberto Dall’Agnol. Recém-chegado e já leva para casa o prêmio da etapa. um exemplar de Parques Nacionais da América Latina, de Luciana Napchan. Sua foto vencedora foi capturada no Parque Estadual de Espigão Alto e mostra a majestade das araucárias que se erguem ao redor da trilha.  Leia a avaliação do jurado Adriano Gambarini:

Adriano Gambarini: A grandiosidade das araucárias, espécie de árvore tão essencial na região sul do país para uma intrincada cadeia de espécies, ficou bem clara nesta imagem. Além disso, o grupo de pessoas traz um outro panorama sobre a necessidade do uso público de certas unidades de conservação. O fluxo turístico, controlado e organizado, em parques estaduais e federais só trazem benefício, pois aproxima e conscientiza o público leigo à temática ambiental.

2º lugar: Joaquim Neto  [20 pontos]

Répteis da Caatinga. Iguanas que vivem na vastidão de caatinga no Sertão do Piauí a espera da invernada. Foto: Joaquim Neto

Todos já conhecem o Joaquim Neto. O fotógrafo mais uma vez se encontra entre as 3 melhores fotos da fase. Como sempre, este belo close-up foi obtido no Parque Nacional da Serra da Capivara. são mais 20 pontos no placar geral que mantém o fotógrafo na liderança com um  total de 117 pontos. A biblioteca de Joaquim crece com uma cópia de A Arte do Olhar – Mata Atlântica, de Evaristo Eduardo de Miranda e Fabio Colombini.

Adriano Gambarini: A foto da iguana apresenta uma plasticidade muito interessante. Além disso, a escolha da foto vai de encontro à tentativa de valorizar este grupo de animais tão estigmatizados. Não é raro percorrer o interior do Brasil e ver pessoas matarem cobras, sapos e lagartos, simplesmente porque alguém disse que é perigoso. Répteis e anfíbios são tão importantes e necessários para a biodiversidade quanto aves frondosas ou mamíferos ‘fofinhos’. 

3º lugar: Heris Rocha [16 pontos]

Natureza em chamas. Incêndios provocados pelo turismo inconsciente – Cachoeira do Filó e sua Área de Preservação Permanente. Foto: Heris Rocha

Outro que não quer deixar o top 3 é o fotógrafo Heris Rocha. Recém-saído do 1º lugar na última fase, emplaca a 3ª poisção desta. Seu registro é uma imagem dramática de um incêndio no Parque Nacional da Serra da Canastra. Pelo 3º lugar, seu prêmio são 16 pontos no placar geral e o livro Eugen Warming e o Cerrado Brasileiro: Um Século Depois.

Adriano Gambarini: Mais uma vez o impacto das queimadas e suas consequências ganham força na escolha final. A cultura da queimada precisa ser eliminada dos campos e florestas brasileiras. Na foto não se faz alusão à “beleza do fogo”, mas à desgraça que ele já estava causando, camuflado entre as nuances do Cerrado.

Na disputa

Em todas as etapas, os três primeiros colocados ganharam prêmios. Além desta premiação, as dez melhores fotos recebem pontos para o grande prêmio

É bom lembrar que, em cada etapa, cada fotógrafo pode concorrer com até 10 fotos. Serão consideradas apenas as 10 primeiras fotos enviadas por cada um, por ordem de data de envio ao site. Os fotógrafos acumularão os pontos recebidos em cada uma das 8 etapas e, no final do ano, os três fotógrafos com mais pontos receberão, de acordo com a sua posição, um grande prêmio do ano.

Veja abaixo as fotos que também pontuaram nesta etapa. 

Rubens Franco Mittag
Dia de sol
“Animais em dia de sol em Superagui.”
Parque Nacional do Superagui
Peterson de Almeida
Nuvens e montanhas
“Cidade amanhece encoberta pelas nuvens. Somente as montanhas despontam imponentes na paisagem.”
Parque Nacional da Tijuca
Laurent Guerinaud
Cataratas do Iguaçu
“Cataratas do Iguaçu”
Parque Nacional do Iguaçu
Antonio Sergio Barbosa
Contemplação
“Vista do Canion Fortaleza”
Parque Nacional de Aparados da Serra

Moisés Lima
Curioso
“Mico-estrela curioso, e interessado em aprender a usar a câmera fotográfica.”
APA SUL RMBH Região Metropolitana de Belo Horizonte

Marcio Papi
Sempre Vivas no parque
“Vegetação tipica do cerrado encontrada nos campos gerais do PN Chapada Diamantina, em Palmeiras/BA. As Sempre Vivas, como são conhecidas foram fonte de renda para muitas famílias na década de 80 após a proibição total do garimpo na região. Hoje encontram-se protegidas por lei, pois estavam seriamente ameaçadas com risco de extinção.”
Parque Nacional da Chapada Diamantina

Nilmara Silva
Gralha-picaça
“Duas belas gralhas-picaça embelezando ainda mais as Cataratas do Iguaçu.”
Parque Nacional do Iguaçu

 

O placar geral acrescentou alguns novos fotógrafos. Confira o ranking:

FotógrafoPontuaçãoFotógrafoPontuação
Joaquim Neto117Rubens Franco Mittag12
Peterson de Almeida79Luiz Fabiano Pinheiro10
Moisés Lima67Marcio Papi10
Heris Rocha65Gabriela Carvalho9
Bart van Dorp31Giancarlo Zorzin8
Carlos Divino Guimarães Silva30Edivaldo Souza6
Leandro do Nascimento26Antonio Sergio Barbosa6
Roberto Dall’Agnol25Ivan Cesar4
Laurent Guerinaud24Rubens Monteiro Luciano2
Guilherme Haruo Vieira Okano

18

Gabriel César Bitencourt2
Olivier Jaudoin16Bianca Schumacher1
Izabel Reigada16Carlos Durigan1
Andreth Oliveira12Paulo Victor Gomes1
Raphael Sombrio12  Priscila da Matta Xavier 1
Renato Moreira12 Nilmara Silva 1

 

O concurso continua

Fotógrafos, não esqueçam que as suas contribuições também constroem o WikiParques. Não deixem de mostrar em seus perfis que fazem parte desta comunidade com os Escudos WikiParques!

Você também pode participar. A sétima etapa já está em andamento e só termina no dia 30 de novembro! Falta pouco para o grande prêmio em dezembro: não deixe de mandar suas fotos, siga as instruções do regulamento e boa sorte! 

btn-enviar-foto

 

 

 

Comentários

comentários