Roda de jongo reuniu os participantes no Quilombo Camorim. Foto: Filipe Costa/Pé no Parque


No último domingo (21/07), pessoas no Brasil inteiro foram convocadas a visitar áreas naturais pela campanha Um Dia no Parque. Com o apoio do Instituto Moleque Mateiro, o Movimento Pé no Parque/WikiParques levou cerca de 40 pessoas para conhecer um pouco do Parque Estadual da Pedra Branca (RJ) e do quilombo do Camorim. Além do passeio pela floresta e pela história ancestral dos quilombolas, o grupo também teve a oportunidade de assistir a episódios da websérie Pé no Parque, e participar em uma oficina de mosaico ecológico.

As atividades começaram pela manhã, no Quilombo do Camorim, localizado na fronteira do parque estadual. Lá  foram recebidos pelo presidente da Associação Cultural Quilombo do Camorim, Adilson Almeida. Houve uma sessão de contação de história pelos quilombolas, seguida de uma caminhada até o rio Camorim e pelos sítios arqueológicos do território. Ao final, todos se reuniram para uma oficina e roda de jongo, uma dança brasileira de origem africana que nasceu entre os escravos e permanece viva até hoje na memória dos quilombolas. Ao som de tambores, todos foram iniciados nos passos tradicionais do jongo.

Um Dia no Parque ao ritmo do jongo. Foto: Filipe Costa/Pé no Parque

Oficina de mosaico ecológico, Foto: Pablo Araújo/Instituto Moleque Mateiro

De lá, o grupo seguiu para a sede do Parque Estadual da Pedra Branca. Com especiarias como urucum, camomila e gergelim, cada participante no mosaico ecológico criou seu próprio ‘pézinho’, para levar para casa um pouco da experiência de colocar o pé no parque. Para fechar o evento, foram exibidos episódios da websérie sobre o Parque Nacional de São Joaquim (SC) e o Parque Nacional do Superagui (PR), para estimular todos a continuarem visitando e valorizando as áreas protegidas brasileiras.

O evento foi feito como parte da iniciativa Movimento Pé no Parque, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário, e com a parceria do Instituto Moleque Mateiro. Entre os participantes das atividades estavam os jovens da ONG Se Essa Rua Fosse Minha, que trabalha no apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arte e da educação.

Um Dia no Parque

A campanha Um Dia no Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-UC e está em sua 2ª edição. Neste ano, as ações para promover o contato das pessoas com a natureza ocorreram em mais de 210 unidades de conservação com trilhas, palestras, plantios e outras atividades. Além de estimular a visitação, a campanha tem como objetivo homenagear o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), criado em 22 de julho de 2000 e que completou 19 anos de existência.

Equipe WikiParques entrega livro sorteado após exibição dos episódios. Foto: Filipe Costa/Pé no Parque

 

 

 

Comentários

comentários