Governador Beto Richa lança durante a entrega de melhorias no Parque Marumbi, na Serra do Mar, o projeto Parques do Paraná. Parque Marumbi, Morretes, 10/06/2015. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Governador Beto Richa lança durante a entrega de melhorias no Parque Marumbi, na Serra do Mar, o projeto Parques do Paraná. Parque Marumbi, Morretes, 10/06/2015. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Na quarta-feira, 10 de junho, o governo do estado do Paraná lançou a iniciativa ‘Parques do Paraná’. Como parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, o programa pretende  estimular o turismo nas unidades de conservação do estado, com o objetivo de ampliar a preservação e promover o desenvolvimento sustentável. O lançamento aconteceu no Parque Estadual Pico Marumbi, na Serra do Mar, que já se beneficiou com obras de restauro do conjunto arquitetônico e melhorias da infraestrutura. 

Através do Parques do Paraná, o governo estadual quer não apenas melhorar a infraestrutura das unidades de conservação, mas também estabelecer junto com os municípios ações para desenvolver o turismo e estudar modelos de gestão para cada unidade. Em 2014, de um total de 68 unidades de conservação estaduais, as 29 abertas à visitação receberam cerca de 356 mil visitantes. A ideia é estabelecer vínculos de parceria com a comunidade do entorno das UCs para geração de renda e de cuidados com os parques.

Sob a coordenação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da secretarias do Turismo e Esporte, do Planejamento e da Administração, estão planejadas ações como: capacitação de guias, condutores e do pessoal que trabalha com turismo; melhoria e criação de trilhas, bem sinalizadas e seguras; centros de visitantes; programas de educação ambiental e serviços de alimentação.

Para a primeira etapa do programa foram selecionadas 14 unidades: Parque Estadual do Pico do Marumbi, Parque Estadual Pico Paraná, Parque Estadual da Serra da Baitaca, Parque Estadual do Monge, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual Florestal do Rio da Onça, Parque Estadual da Ilha do Mel, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual de Campinhos, Parque Estadual de Amaporã, Parque Estadual Lago Azul e Parque Estadual de São Camilo.

 

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

 

 

 

Comentários

comentários