21052015-mango

“Florestas e árvores são fundamentais à segurança alimentar e à nutrição”. Esta é a conclusão principal do novo relatório da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), lançado em Nova York, nos EUA, durante o Fórum de Florestas das Nações Unidas. Fruto da colaboração de mais de 60 dos principais cientistas da área, o relatório também enfatiza a necessidade de garantir a grupos mais vulneráveis do mundo o acesso seguro aos alimentos das florestas.

Quase uma em cada seis pessoas depende diretamente das florestas para a sua alimentação e renda. Também são fonte de lenha e carvão vegetal, essenciais para permitir que as pessoas consumam as calorias encontradas nas plantações convencionais. Globalmente, estima-se que 2,4 bilhões de pessoas usam esta fonte de combustível renovável para aquecer e cozinhar. A importância das florestas, no entanto, vai além da madeira.

Os autores enfatizam as ligações entre florestas e agricultura convencional. Florestas são habitat de animais polinizadores fundamentais à muitas culturas. Sem elas, os serviços de ecossistema vitais fornecidos por pássaros e insetos seriam reduzidos. Além disso, florestas podem ser complementares à agricultura já que são uma fonte “alimentos da floresta” como frutas, folhas, sementes e cogumelos, no entanto este papel não é explorado. Eles sustentam que os políticos devem começar encarar este cenário como um sistema de produção integrada e abandonar a visão atual e convencional, que muitas vezes coloca a agricultura e a silvicultura em lados opostos.

A produção agrícola de grande escala é altamente vulnerável a eventos extremos do tempo, que podem ocorrer com mais frequência em função das mudanças climáticas. O cultivo baseado em árvores se adapta melhor a estas situações extremas. Já é sabido que florestas têm papel essencial na mitigação dos efeitos do aquecimento global. A partir deste estudo, fica claro que elas desempenham o mesmo papel para aliviar a fome e melhorar a nutrição. Outra prova que a conservação das florestas é fundamental ao bem-estar humano.

 

 

 

Comentários

comentários