Observação de Aves no Parque Estadual da Serra do Mar. Foto: Messias Cunha/FF

Observação de Aves no Parque Estadual da Serra do Mar. Foto: Messias Cunha/FF

As unidades de conservação paulistas participarão da segunda edição do Big Day Brasil, que acontece no próximo dia 22 de outubro. Uma versão nacional do Global Big Day (GBD) – evento internacional de observação de aves -, pessoas de todo o país estarão empenhadas em observar e contabilizar o maior número de espécies de aves possível, das mais comuns às mais raras, durante as 24h deste dia.

O principal objetivo do Big Day é promover o conhecimento da biodiversidade através da Ciência Cidadã. Os participantes devem postar suas listas de espécies observadas no dia na plataforma eBird Brasil. As listas compõem um gigantesco banco de dados mundial, disponível para todos os interessados, e permite o conhecimento de diversos aspectos da biologia das aves, além de contribuir também com outros estudos, como, por exemplo, sobre mudanças climáticas, direcionando assim a tomada de decisões sobre a gestão da biodiversidade e conservação do meio ambiente. Isso pode ser feito em qualquer lugar, seja de uma unidade de conservação ou do quintal de sua casa. É simples: saia para passarinhar, faça sua lista e insira na plataforma.

Saí-verde macho (Chlorophanes-spiza). Foto: Aline Rezende

Saí-verde macho (Chlorophanes-spiza). Foto: Aline Rezende

O dia 22 de outubro foi escolhido como o Big Day Brasil por estar no meio da primavera, período de reprodução das aves e quando estão mais ativas. Além disso, em São Paulo, no dia 23 de outubro, é celebrado o Dia Estadual de Observação de Aves.

O Big Day Brasil nas Unidades de Conservação de São Paulo é aberto ao público, voltado para observadores de aves, profissionais e amadores, além de pessoas interessadas no seguimento. As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 20/10, junto à administração da unidade em que se pretende passarinhar. Veja quais estão participando: Parque Estadual Serra do MarParque Estadual Campos do JordãoParque Estadual CantareiraParque Estadual Caverna do DiaboParque Estadual Ilha do CardosoParque Estadual IntervalesParque Estadual do JaraguáParque Estadual do JuqueryParque Estadual Turístico do Alto RibeiraParque Estadual Vassununga e Estação Ecológica Caetetus.

Saiba mais sobre o evento aqui e aqui.

 

 

*Com informações da Fundação Florestal

 

 

 

Comentários

comentários