canal do YouTube do Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou nesta terça-feira (25/06), o 1º episódio da websérie Vozes Locais. A série quer tornar visíveis as ações dos municípios para a conservação da natureza. O episódio de estréia apresenta as ações de Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, para a gestão de unidades de conservação municipais.

As unidades de conservação municipais conectam habitats naturais, protegendo-os de forma sustentável, e oferecem benefícios para os habitantes das cidades. Também incentivam o ecoturismo, geram emprego e renda; possibilitam a oferta de água potável; garantem o bem-estar das pessoas; fazem a manutenção da qualidade do ar e do solo; e evitam ou diminuem o risco de enchentes e desabamentos.

O município de Conceição do Mato Dentro, localizado na Serra do Espinhaço, possui rica diversidade biológica e associa áreas de alto grau de endemismo, campos rupestres e abundante recurso hídrico, além de importância histórica, econômica e cultural. O episódio destaca 3 unidades de conservação no município: o Monumento Natural Municipal Serra da Ferrugem (MG), o Parque Natural Municipal Salão de Pedras (MG) e Parque Natural Municipal do Tabuleiro (MG).

A websérie é produzida no âmbito do projeto regional Áreas Protegidas Locais, implementado no Brasil pelo MMA e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha apoia o projeto regional por meio da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

Assista ao 1º episódio abaixo. Para mais “Vozes Locais” siga o canal do YouTube do MMA.

 

*Com informações do MMA

 

 

 

Comentários

comentários