Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé no Blog do WikiParques


Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Amazonas
Município: Amazonas
Categoria: Reserva de Desenvolvimento Sustentável
Bioma: Amazônia
Área: 12000 hectares
Diploma legal de criação: A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé foi criada pelo Decreto n.o 8.044, de 25 de agosto de 2005 pelo poder público municipal de Manaus.
Coordenação regional / Vinculação: A Prefeitura Municipal de Manaus tem a responsabilidade de gerir a REDES do Tupé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que desde janeiro de 2011, vem implementando o Regulamento de Uso da Praia do Tupé junto aos diversos envolvidos. Instituído em 2008, através da Resolução 01/2008, o regulamento visa atuar como principal instrumento de proteção ambiental da Praia do Tupé.
Contatos: SEMMAS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) (92) 3236-7420

Localização

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (REDES) do Tupé, na zona rural do município de Manaus, à margem esquerda do rio Negro, distante aproximadamente 25km em linha reta do centro da cidade

Como chegar

O acesso à unidade ocorre somente por meio fluvial, portanto, há a necessidade de pegar um barco na Marina do Davi, localizada na Ponta Negra

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

É uma unidade de conservação de uso sustentável e tem como objetivo básico preservar a natureza e, ao mesmo tempo, assegurar as condições e os meios necessários para reprodução e a melhoria dos modos e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, bem como valorizar, conservar e aperfeiçoar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente, desenvolvido por estas populações.

Histórico

Atrações

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé é constituída das seguintes comunidades: Livramento, Julião, Agrovila, Tatulândia, Central e São João do Tupé. Nesta última destaca-se a Praia do Tupé, visitada nos fins de semana por turistas e manauaras em busca de lazer. A praia dispõe de 12 barracas padronizadas para a comercialização de alimentos, bebidas e artesanato além do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Roberto Vieira (CADS), com espaço para a realização de eventos de pequeno porte, 2 banheiros públicos, alojamento e sala de administração.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

A principal ameaça a unidade é o constante fluxo migratório de pessoas sem autorização pela à proximidade com o centro urbano de Manaus e facilidade de adentrar na reserva devida a ausência de fiscalização.

Fontes

SEMMAS