Floresta Estadual do Amapá

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Floresta Estadual (Flota) do Amapá é uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, criada com o objetivo de promover o uso racional dos recursos naturais de maneira que garanta sua perenidade e a dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável.



Floresta Estadual do Amapá
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Amapa
Município: Amapá (AP), Calçoene (AP), Ferreira Gomes (AP), Mazagão (AP), Oiapoque (AP), Porto Grande (AP), Pracuúba (AP), Serra do Navio (AP), Tartarugalzinho (AP)
Categoria: Floresta
Bioma: Amazônia
Área: 2370316,45
Diploma legal de criação: Lei ordinária nº 1028, de 12/07/2006
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá
Contatos: Endereço: SEMA - Av. Feleciano Coelho, 53 - Centro - Macapá/AP - CEP: 74.854-780

Telefone: (96) 3212-5329

Localização

Limita-se ao norte com a Reserva Indígena Uaçá; ao sul com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru; a oeste com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a Terra Indígena Waiãpi e a Floresta Nacional do Amapá; e a nordeste com o Parque Nacional do Cabo Orange.

Como chegar

Sua porção leste está próxima a BR-156. Por estar distribuída em dez municípios do estado e não apresentar uma sede definida, o acesso a partir do município de Macapá pode ser pelas BR-156 e BR-210.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Visando o uso sustentável, mediante a exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Histórico

Foi criada no dia 12 de julho de 2006, em terras da união que foram repassadas ao Estado do Amapá com o compromisso de estimular a produção e o desenvolvimento econômico sustentável. A UC está distribuída em quatro módulos, denominados de I, II, III e IV, e todos são considerados passíveis para processos de concessão de outorga florestal.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

A vegetação predominante na Flota é floresta de terra firme, especialmente floresta ombrófila densa submontana das terras baixas.

Problemas e ameaças

Falta de regularização fundiária e propostas de dissolução da lei da criação da FLOTA

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=885

https://www.amapaecocamping.com/floresta-estadial-amapa

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146360/1/CPAF-AP-2016-Floresta-Estadual-Amapa.pdf