Parque Florestal Estadual da Baleia

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Florestal Estadual da Baleia no Blog do WikiParques



Parque Florestal Estadual da Baleia
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Belo Horizonte (MG)
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 102 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 28.162, de 6 de julho de 1988
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas – IEF
Contatos:

Endereço: Rua Espírito Santo, 495, Centro, 5º andar, Belo Horizonte/MG
CEP: 30.160-030
Telefone: (31) 3228-7782
E-mail: pe.baleia@meioambiente.mg.gov.br

Localização

[[Location::
Localizado na base da Serra do Curral, símbolo da capital mineira, faz divisa com o Parque Municipal das Mangabeiras, além de estar inserido dentro da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e no interior dos limites da Área de Proteção Ambiental Estadual Sul RMBH, compondo assim, um corredor ecológico de expressivo valor ambiental na região metropolitana.]]

Como chegar

Sede do Parque: Rua Juramento, 1464, Saudade, Belo Horizonte/MG, CEP 30.285-000
Coordenadas Geográficas: 19°56’08,78”S; 43°53’27,29” O (datum WGS 84)

Linhas de ônibus:
9201: Baleia – Nova Granada
901: Circular Leste
9031: Nossa Senhora de Fátima – Centro
Trajeto: Praça Sete de Setembro – Sede do Parque

Ingressos

O Parque pode ser visitado durante todo o ano, de segunda a sexta, de 8 às 16 horas, mediante agendamento prévio junto ao IEF, com a administração do parque. Ele não possui área de camping e sua visitação deve ser feita no período diurno.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

A origem do Parque Estadual Floresta da Baleia, está relacionada ao Decreto Estadual nº 10.232, de 27 de janeiro de 1932, que cria o Jardim Botânico na Fazenda da Baleia, no município de Belo Horizonte, com o objetivo de estudar a flora mineira e aclimatação de plantas de valor econômico. Este Decreto, além do Jardim Botânico, prevê que serão definidas, em terras devolutas, zonas de vegetação típica ou endêmica, com no mínimo 1 km², destinadas a estudos ecológicos e fitogeográficos, criando, deste modo, as primeiras áreas protegidas no estado mineiro. Posteriormente, a sua criação foi autorizada pela publicação da Lei Estadual nº 8.022, de 23 de julho de 1981, sendo regulamentado em 1988 pelo Decreto Estadual nº 28.162/88, com a finalidade de resguardar o patrimônio florestal e paisagístico de Belo Horizonte e oferecer à população possibilidades de recreação e lazer.

Segundo relatos da comunidade o Parque Estadual Baleia possui esse nome, pois existe na unidade de conservação uma formação rochosa que lembra o corpo de uma baleia.

Atrações

Aspectos naturais

Situado no bioma Mata Atlântica, em faixa de transição com o bioma Cerrado, apresenta grande diversidade de ambientes naturais, determinada principalmente por suas características litológicas e pedológicas.

Relevo e clima

Fauna e flora

Flora

Entre as tipologias da flora observadas no parque estão: O campo rupestre nas maiores altitudes; Mata de Galeria ou remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica) no fundo dos vales altamente declivosos. Nas encostas, os fragmentos florestais vão sendo substituídos gradativamente pela savana Gramíneo-Lenhosa. À medida que a altitude aumenta, as espécies arbóreas e arbustivas vão se tornando mais escassas e a paisagem vai adquirindo uma fisionomia campestre, dominada por espécies herbácease subarbustivas.

Problemas e ameaças

Fontes

Instituto Estadual de Florestas – IEF