Parque Municipal Sagui da Serra

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque do Sagui é uma Unidade de Conservação da Natureza incluso na categoria de Unidade de Conservação de domínio público e proteção integral como os demais Parques Nacionais e Estaduais. As atividades nele permitidas são; visitas, educação ambiental e pesquisas, não sendo permitidas quaisquer atividades que acarretem em impactos ambientais ou o uso de quaisquer recursos naturais. O Parque é mantido com recursos do Estado e do Município por meio de um convênio de parceria com a Ong Força Verde que é responsável pela gestão do mesmo. Diferente dos demais Parques do Brasil, para a sua criação não aconteceram desapropriações portanto não gera conflitos de interesses com os moradores e proprietários do seu entorno, o terreno que compõe o Parque pertence ao município desde 1934. Possui 90% de sua área coberta por Mata Atlântica Montana em elevado grau de conservação, o ecossistema é o habitat do raríssimo primata que da nome ao Parque o Callithrx flaviceps. Data de criação e N° do Decreto: 05 de junho de 1999, decreto Municipal N°1.545/99.


Parque Municipal Sagui da Serra
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Minas Gerais
Município: Manhumirim
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: Perímetro da ZA (km): 28.
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação: Ong Força Verde / Prefeitura Municipal de Manhumirim MG
Contatos: Telefones: (33) 99951-6614 (Parque) ou (33) 3341-9900 (Prefeitura)

Localização

O Parque do Sagui está localizado no Córrego da Caatinga Zona Rural de Manhumirim-MG, com uma Altitude média de 1.000 a 1.500 metros em relação ao nível do mar, localizado no Bioma Mata Atlântica Montana com Ecossistema de Floresta Estacional Semidecidual. O Parque é o maior fragmento de floresta remanescente da região de Manhumirim, o local abriga um importante manancial hídrico que abastece a cidade. Coordenadas: 20º 21' 29” S, 42º 01' 20” W.

Como chegar

Pela br 262 na altura do municipio de Reduto MG tem o trevo para o municipio de Manhumirim MG, na entrada da cidade haverá um trevo, vire a direita no trevo siga direto até a prefeitura onde começaram as placas indicativas para o parque.

Ingressos

Entrada gratuita

Onde ficar

Hotel Minas D'or Endereço: Rua João Maroni, 15 - Edificio Manhumirim center, Manhumirim - MG, 36970-000 Telefone: (33) 3341-3070

Objetivos específicos da unidade

Preservação do Sagui da Serra

Histórico

Atrações

Pesquisas, Visitação, Camping, Caminhadas, Rapel e Contemplação.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Clima de mata atlântica de montanha

Fauna e flora

A flora do Parque é composta por espécies endêmicas da Mata Atlântica Montana, geralmente são plantas que ocorrem em vales com extrema umidade localizados em altitudes superiores a 1000 metros. existe uma grande variedade de Orquídeas, Bromélias e Samambaias, e outras plantas de rara beleza.

Até o momento foram relacionadas 129 espécies de aves, algumas raras com potencial para atrair Birdwatchers do país e exterior.

Problemas e ameaças

Fontes

Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/areas:pnm_ecologico_m_sagui_da_serra:inicio Ong Força Verde: http://ongforcaverde.blogspot.com.br/p/mapas-e-roteiros.html