Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado corresponde a uma área de mais de 150 mil hectares que compreende os principais municípios onde há ocorrência do mico-leão-dourado, espécie ameaçada de extinção.


Carregando mapa...
Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Silva Jardim (RJ), Rio das Ostras (RJ), Rio Bonito (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Cachoeiras de Macacu (RJ), Cabo Frio (RJ), Araruama (RJ)
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Mata Atlântica
Área: 150.373,03 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Federal s/n°, de 27 de junho de 2002.
Coordenação regional / Vinculação: Coordenação Regional CR8 -Rio de Janeiro - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Contatos: Telefone: (22) 2778.1540 // 2778-1317

E-mail: apa.baciasaojoao.rj@icmbio.gov.br

Localização

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.

Onde ficar

Nos municípios de Silva Jardim, Araruama, Rio das Ostras, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu e Cabo Frio, que abrangem a área da APA, há inúmeras opções de hospedagem.

Objetivos específicos da unidade

Proteger e conservar os mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, garantindo o uso racional dos recursos naturais e protegendo remanescentes de floresta atlântica e o patrimônio ambiental e cultural da região.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

A fauna da APA tem como símbolo o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), espécie de primata ameaçada de extinção. Além dele, entretanto, a unidade abriga outras espécies igualmente ameaçadas, como a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), gato-maracajá (Leopardus pardalis mitis), bagrinho (Microcambeva barbata), borboleta-da-praia (Parides ascanius), onça-parda (Puma concolor capricornensis).

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=5

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2169-apa-da-bacia-do-rio-sao-joaomico-leao-dourado