Parque Estadual Dois Irmãos

De WikiParques
Revisão de 17h38min de 10 de novembro de 2017 por Lucasinacio (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Parque Dois Irmãos é um parque, horto, jardim botânico, zoológico e reserva ambiental, localizado no Recife - PE. A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. O Parque possui cerca de 600 animais entre aves, répteis, mamíferos e peixes distribuídos em mais de 200 espécies.

O Parque Dois Irmãos representa os zôos do Norte e Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro. No Parque, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com os animais, fazendo com que o zôo deixe de ser "vitrine de animais" para se transformar em centro de conservação da natureza.


Parque Estadual Dois Irmãos
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Pernambuco
Município: Recife
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 384,42 hectares, sendo 14 hectares de zoológico.
Diploma legal de criação: Em 29 de dezembro de 1998 o Governo do Estado homologou a Lei nº 11.622, transformando a Reserva Ecológica de Dois Irmãos em Parque Estadual Dois Irmãos.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas).
Contatos: Fones: (81) 3184.7754/3184.7753/3301.6518.

E-mail: zoodoisirmaos@gmail.com

Localização

Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife - PE CEP: 52.171 – 011

Como chegar

O local é acessível de todas as áreas do Recife, porém, fazendo baldeação.

Ingressos

Preço único de R$ 2,00 por pessoa - gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.

  • Lembrando que é proibido entrar no Parque Dois Irmãos com bebida alcoólica, qualquer tipo de bola ou balão de festa, instrumento musical e equipamento de som.

Onde ficar

As opções de hospedagens próximas ao parque são: Pousada Casa Forte - Av. 17 de Agosto; Casa da Várzea - Praça da Várzea; Albergue Cultural São Salomão - Várzea; SPA Espaço Verde - Estrada de Aldeia; Pousada do Camarás - Estrada de Aldeia.

Objetivos específicos da unidade

Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, o Parque Dois Irmãos representa os zoos do Norte e Nordeste e se destaca pelos pioneirismo no estado. Lá, o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com a fauna e flora. Como instituição educativa, incorpora as ações de divulgação e ampliação dos programas e projetos pedagógicos aos segmentos da sociedade, e, em particular, entre escolas, universidades, centros de pesquisas e desenvolvimento, secretarias de educação, prefeituras, municípios, centros de lazer e entretenimento.

Histórico

Em 1916 o então chamado Horto Florestal de Dois Irmãos foi fundado nas terras do Engenho Dois Irmãos, pertencente aos irmãos Antônio e Tomás Lins Caldas desse parentesco veio a origem do nome, que também batizou o bairro. O engenho foi um dos primeiros fundados no Brasil, no ano de 1577. Inicialmente administrado pela Prefeitura do Recife, em 1935 o Horto Florestal passou à Fundação do Instituto de Pesquisas Agronômicas - IPA, e só em 14 de janeiro de 1939 transformou-se no então Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, cujo primeiro diretor foi o professor e ecólogo João de Vasconcelos Sobrinho. A partir de 1969 passou a ser administrado pela Empresa Pernambucana de Turismo - EMPETUR, vinculada à Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, e em 1987 foi transformado em Reserva Ecológica pela Lei nº 9.989 de 13 de janeiro de 1989. O Parque Dois Irmãos propriamente dito só foi instituído em 7 de julho de 1997, abrangendo uma área de 387,4 hectares, que incluía um fragmento de Mata Atlântica com os açudes do Prata, do Meio e o de Dois Irmãos, além de 14 hectares de área construída do Horto Zoobotânico. Já em 29 de dezembro de 1998 o Governo do Estado homologou a Lei nº 11.622, transformando a Reserva Ecológica de Dois Irmãos em Parque Estadual Dois Irmãos. Em dezembro de 2006, a área do Parque foi reduzida a 384,42 hectares, através da Lei Nº. 13.159. Atualmente está subordinado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas). Em 2002 o Parque foi considerado como uma área de extrema importância biológica, a partir de um levantamento realizado visando à identificação das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em Pernambuco.

Atrações

O Parque Dois Irmãos oferece atrações para quem goste de natureza e no fim do parque, entre o fim do zoológico e o começo da reserva ambiental, há um parque para crianças que recria o cenário de uma pequena vila.

Centro Vasconcelos Sobrinho de Educação Ambiental (CEA): o centro tem por objetivos socializar e promover os conhecimentos nas áreas de Ciências Biológicas, Veterinária, Zootecnia e Educação Ambiental. É mantida também uma programação de eventos comemorativos dentro do calendário ecológico e pedagógico (Semana do Índio, Dia da Criança, Semana do Meio Ambiente, etc), colônia de férias (Zoo Férias, realizado em janeiro e julho), exposições temáticas, cursos e palestras sobre o meio ambiente, envolvendo atividades e informações sobre conservação, preservação e reciclagem. O CEA também inclui o Museu de Ciências Naturais, que conta com acervo de animais da fauna e flora local, expostos em cenários que refletem o seu habitat natural, enriquecido com árvores e plantas nativas da nossa vegetação, encontradas na Unidade de Conservação de Mata Atlântica que constitui o Parque Dois Irmãos. Horário de funcionamento: 9h às 16h (dias úteis). Telefone para agendar trilhas e visitas monitoradas: (81) 3184.7754. No caso das trilhas, é exigido o uso de calças compridas e sapatos fechados, não sendo permitida a entrada na área florestal do Parque de pessoas com outro tipo de vestimenta.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Danos à flora, lixo e erosão

Fontes

http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/parque-dois-irmaos/ file:///C:/Users/94304556720/Downloads/102-1617-1-PB.pdf