Mudanças entre as edições de "Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |Introducao= Parque Estadual das Fontes do Ipiranga Também conhecido como Parque do Estado ou Parque da Água Funda, o PEFI tem sua origem no século XIX, preci...')
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 16h52min de 13 de junho de 2016

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Também conhecido como Parque do Estado ou Parque da Água Funda, o PEFI tem sua origem no século XIX, precisamente em 12 de setembro de 1893. A partir da Lei de 17 de agosto de 1892 que autorizava o reforço do abastecimento de água em São Paulo, resultou o Decreto Estadual nº 204 de 12 de setembro de 1893 que declarou de utilidade pública os terrenos da Bacia do Ribeirão Ipiranga, pertencente à época a diversos proprietários. O parque inicialmente englobava uma área de 6.969.000 m2, cerca de 22% maior do que é hoje.


Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - PEFI
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Sao Paulo
Município: São Paulo
Categoria: Estação Ecológica
Bioma: Mata Atlântica
Área: 526,38 ha
Diploma legal de criação: Decreto nº 52.281 de 12 de agosto de 1969.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de Botânica – Centro de Pesquisa Jardim Botânico e Reservas.
Contatos: Fone: (11) 5067-6000

Fax: (11) 5073-3678

Localização

Av. Miguel Estéfano, Nº 3687 – Água Funda - CEP- 04301-902 – São Pulo, SP.

Como chegar

Marginal Pinheiros (sentido sul), ponte Eng. Ari Torres, Av. dos Bandeirantes, passando a ponte sobre a Rod. dos Imigrantes entrar à direita na Av. Miguel Estéfano.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

O Parque tem sua origem no século XIX, como Parque do Estado, com a finalidade de proteger os recursos hídricos da bacia do Riacho do Ipiranga e para abastecimento de água da região.

O PEFI está localizado na região sudeste do Município de São Paulo, possui aproximadamente 540 ha e apresenta vegetação característica de floresta ombrófila densa de encosta atlântica, onde se concentram as nascentes do histórico Riacho do Ipiranga.

É o maior fragmento de Mata Atlântica inserido na área urbana da Região Metropolitana de São Paulo-RMSP, com várias nascentes e corpos d’água totalmente preservados, muitos exemplares da fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção. Cumpre um importante papel no equilíbrio climático e na qualidade do ar do seu entorno, totalmente urbanizado. A área do Parque evidencia suas qualidades e riquezas naturais que o coloca como referência na área dos conhecimentos científicos voltados para a botânica e a zoologia. (Bicudo et al., 2002). De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC é uma Unidade de Proteção Integral que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, permitindo a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. (Lei SNUC de 18 de Julho de 2000, Capítulo III, Art. 11). No PEFI estão inseridos vários órgãos do Estado com funções distintas e administração própria, que desenvolvem atividades voltadas para a pesquisa, saúde, lazer, educação, esporte, recreação, turismo e desenvolvimento econômico.

Atrações

Aspectos naturais

É o maior fragmento de Mata Atlântica inserido na área urbana da Região Metropolitana de São Paulo-RMSP, com várias nascentes e corpos d’água totalmente preservados, muitos exemplares da fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção. Cumpre um importante papel no equilíbrio climático e na qualidade do ar do seu entorno, totalmente urbanizado. A área do Parque evidencia suas qualidades e riquezas naturais que o coloca como referência na área dos conhecimentos científicos voltados para a botânica e a zoologia. (Bicudo et al., 2002).

Relevo e clima

Área: 526,38 ha Altitude: 800m. Amplitude de 770 a 825m Latitude 23º38’08”S / 23º40’18”S Longitude 46º36’48”W / 46º38’00”W

Clima úmido mesotérmico temperatura média anual de 19,1ºC. Topografia Colinas pequenas e morrotes com espigões locais, com topos convexos e patamares convexizados. Solo Latossolo Vermelho Amarelo e Hidromórficos (várzeas).

Fauna e flora

Fauna: Presença de garças, socós, frango d’água, irere, carão, biguá, maguarí, marreco-ananai, gaviões, carcarás, falcão-de-coleira, preguiças, bugios, gambás, tatu-galinha, ouriço-cacheiro, teiús, cobras e lagartos.

Flora: Fragmento de floresta primitiva, com espécies representantes de todos os estádios sucessionais, compondo um mosáico de diferentes estádios de recuperação.

Problemas e ameaças

Fontes

http://botanica.sp.gov.br/pefi/ http://www.condepefi.sp.gov.br/