Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu

De WikiParques
Revisão de 01h43min de 23 de junho de 2020 por DudaMenegassi (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Para
Município: São Félix do Xingu e Altamira
Categoria: Área de Proteção Ambiental
Bioma: Amazônia
Área: 1.679.280,52 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n°. 2.612 de 04 de dezembro de 2006
Coordenação regional / Vinculação: Ideflor-bio
Contatos:

Localização

A Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu está situada nos municípios paraenses de São Félix do Xingu e Altamira. Essa Unidade de Conservação integra o grande Mosaico de Áreas Protegidas da Terra do Meio, constituído por UCs Federais e Estaduais, além de Terras Indígenas na região do Xingu.

Como chegar

Para se chegar à APA, o acesso principal é feito pelo município de São Felix do Xingu, que está à 1.200 Km da capital do Estado do Pará (Belém), realizado via terrestre pela Rodovia PA-279, levando em média 12h de viagem. Outra opção para se chegar à UC é o transporte aéreo que, partindo de Belém, tem duração de 5h.

Ingressos

Não há cobrança de ingresso.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Os principais objetivos da APA Triunfo do Xingu são: proteger a diversidade biológica; disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. As regras de uso das áreas sob domínio público são instituídas pelo órgão gestor, e as áreas privadas deverão seguir a legislação vigente.

Histórico

De acordo com os dados oficiais do Governo Federal (Inpe/Prodes), o desmatamento acumulado até julho de 2009 dentro da APA Triunfo do Xingu totalizava aproximadamente 400 mil hectares, ou seja, cerca de 24% do território da APA. Do total desmatado, 79% (314 mil hectares) ocorreram antes da criação da APA Triunfo do Xingu (dezembro/2006) e os outros 21% (83 mil hectares) ocorreram depois da sua criação

Atrações

No verão, o rio Xingu proporciona agradáveis áreas de lazer nas praias e ilhas, atraindo turistas de diversas regiões do Estado e, além disso, possibilita atividades de pesca esportiva.

Aspectos naturais

A APA Triunfo do Xingu destaca-se pelas belezas cênicas, a biodiversidade características das Florestas Úmidas do Interflúvio Tapajós-Xingu e pelo vasto conhecimento das populações locais na agricultura de pequeno porte, extrativismo, pecuária e no processamento de produtos agropecuários.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Controlar o avanço do desmatamento ilegal e orientar o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis na APA Triunfo do Xingu e seu entorno são os grandes desafios postos aos órgãos governamentais, aos setores produtivos locais e entidades de apoio.

Fontes

https://ideflorbio.pa.gov.br/unidades-de-conservacao/regiao-administrativa-do-xingu/apa-triunfo-do-xingu/

https://imazon.org.br/PDFimazon/Portugues/transparencia_florestal/boletim-transparencia-florestal-apa-do-xingu-2007.pdf