Mudanças entre as edições de "Ajuda:Editar"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 73: Linha 73:
 
Clique em '''Selecionar Arquivo''', escolha a foto do seu computador e, em seguida, clique em '''Enviar Arquivo''', o botão na parte de baixo da janela.  
 
Clique em '''Selecionar Arquivo''', escolha a foto do seu computador e, em seguida, clique em '''Enviar Arquivo''', o botão na parte de baixo da janela.  
  
Novamente no formulário, preencha os demais dados: seu nome (''Autor''), escolha o parque (''Unidade de Conservação''), indique a data e, se quiser, uma descrição '''(2)'''.
+
[[Arquivo:Wikiparques14.jpg|800px]]
  
Ao final, basta clicar em '''Salvar Página''' '''(3)'''.
+
Novamente no formulário, preencha os demais dados: seu nome (''Autor''), escolha o parque (''Unidade de Conservação''), indique a data e, se quiser, uma descrição '''(2)'''. Ao final, basta clicar em '''Salvar Página''' '''(3)'''.
  
 
[[Arquivo:Exemplo.jpg]]
 
[[Arquivo:Exemplo.jpg]]
  
 
'''2. Editar'''
 
'''2. Editar'''

Edição das 17h30min de 3 de abril de 2014

É fácil participar do WikiParques. Basta seguir as instruções abaixo:

Criar uma conta

O primeiro passo é criar uma conta, algo que pode ser feito usando o link localizado no canto superior direito da página.

Wikiparques1.jpg

Você só precisa escolher um nome de usuário, uma senha (1), e concordar com os termos de uso do WikiParques (2).

Wikiparques2.jpg

Além disso você pode também optar por informar seu email, seu nome verdadeiro e alguns outros dados pessoais (3).

Wikiparques3.jpg

Depois de inserir todos os dados, basta clicar no botão localizado no final da página (4) e pronto.

Editar um verbete

Assim que você estiver autenticado no sistema terá acesso ao link de edição dos verbetes, isto é, poderá editar as informações sobre os parques.

Há duas maneiras de acessar esta funcionalidade: pela página inicial ou pelo próprio verbete.

1. Pagina Inicial

Comece clicando no botão "Edite um verbete".

Wikiparques4.jpg

Você é transportado à página "Categoria:Unidades de conservação", onde estão listados todos os parques (os verbetes) já registrados no Wikiparques. Escolha aquele que quer alterar clicando sobre o seu nome.

2. Verbete

Wikiparques5.jpg

Na página do verbete escolhido (Parque Nacional de Caparó, no exemplo abaixo), você encontra localizado à direita, logo abaixo da caixa de busca o link "Editar com formulário".

Wikiparques6.jpg

Clicando em "Editar com formulário" abre a página de edição do verbete, onde você pode fazer alterações no texto, acrescentar informações ou apagar algo que esteja errado. Este formulário de edição já está todo organizado para facilitar o seu trabalho, separando cada trecho da página em uma caixa específica.

Wikiparques7.jpg

O WikiParques utiliza o mesmo sistema de edição da Wikipédia, e você pode encontrar um guia de referência com os principais códigos de formatação clicando neste link.

Depois que fizer todas as alterações basta clicar no botão "Salvar página".

Wikiparques8.jpg

Enviar uma Foto

Contribuir com fotos para os parques também é um processo simples. Uma vez autenticado (ver Criar uma Conta), clique no botão Envie uma Foto, na página inicial.

Wikiparques10.jpg

Você é levado à página para envio de fotos. O primeiro passo do sistema é verificar se já há uma foto com o mesmo nome no wikiparques. Insira o nome da foto no campo ao lado do botão Criar ou Editar.

Wikiparques11.jpg

Se o nome da foto for novo, você incluirá no Wikiparques uma nova foto ( veja a opção Criar, abaixo). Se o nome que da foto já existir, você estará editando uma foto que já existe Wikiparques (veja a opção Editar, abaixo).

1. Criar

Este é o formulário para o envio de imagens.

Wikiparques12.jpg

O primeiro passo aqui é clicar no link Enviar Arquivo (1). Ele abrirá a janela abaixo:

Wikiparques13.jpg

Clique em Selecionar Arquivo, escolha a foto do seu computador e, em seguida, clique em Enviar Arquivo, o botão na parte de baixo da janela.

Wikiparques14.jpg

Novamente no formulário, preencha os demais dados: seu nome (Autor), escolha o parque (Unidade de Conservação), indique a data e, se quiser, uma descrição (2). Ao final, basta clicar em Salvar Página (3).

Arquivo:Exemplo.jpg

2. Editar