Mudanças entre as edições de "Arquivo:201912262837826.jpg"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Parque Estadual Serra dos Montes Altos Bahia)
 
(Parque Estadual Serra dos Montes Altos Bahia)
 
Linha 1: Linha 1:
== Descrição do arquivo ==
+
{{Fotos
Parque Estadual Serra dos Montes Altos Bahia
+
|Image=201912262837826.jpg
== Licenciamento ==
+
|Author=DJKIBAO MANDALA
{{subst:uwl}}
+
|Park=Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
 +
|Date=2019/12/26
 +
}}
 +
Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
 +
Decreto de criação:
 +
Decreto Estadual Nº 12.486 de 29 de novembro de 2010
 +
Importância do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
 +
O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi criado a partir de uma demanda da comunidade local, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade regional, garantindo condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie ameaçada de extinção. O Parque abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de muitas cachoeiras e nascentes de grande importância para a região Sudoeste do Estado. Fora isso, pode-se encontrar em grutas e abrigos um vasto patrimônio arqueológico e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Desta forma, o Parque revela-se com grande potencial para o turismo.
 +
 
 +
Localização e área
 +
O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos fica localizado nos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, do Estado da Bahia. Possui uma área estimada de 18.491 ha.
 +
 
 +
Atributos Naturais
 +
Estado de isolamento geográfico da Serra de Montes Altos implica no isolamento de habitats e consequentemente num elevado grau de endemismo. Não obstante, pode-se verificar uma fauna diversificada, principalmente de mamíferos de grande porte, onde foi detectada a presença de espécies como cachorro-vinagre, qualificado como o menor canídeo silvestre do Brasil, com poucos estudos realizados sobre esta espécie. Destaca-se, também, a presença de uma vegetação variada de caatinga, caatinga arbórea, cerrado, campos rupestres e matas de galeria que abrigam uma diversidade de fauna na qual incluem – se algumas espécies em extinção.
 +
 
 +
Aspectos Relevantes
 +
Nos territórios municipais dentre e no entorno do Parque já foram localizadas e catalogadas mais de uma centena de nascentes, aproximadamente 150, que através dos rios do Espinho, Verde Pequeno e Verde Grande, são formadoras do Rio São Francisco. Podem ser encontradas muitas cachoeiras, a exemplo da Cachoeira do Brucunum. Existência de inúmeros sítios arqueológicos constituídos por pinturas rupestres, currais de pedras, casa de pedra e sítios a céu aberto Este conjunto de sítios representa um importantíssimo patrimônio histórico-cultural nacional cuja implantação de políticas de preservação e de incentivo às novas pesquisas científicas faz-se imprescindível para a identificação de novos registros arqueológicos e garantia da preservação desse inestimável patrimônio nacional.
 +
 
 +
Principais Conflitos Ambientais
 +
Atividades de extrativismo desordenado (pecuário e florestal) vêm causando profundas modificações nesta área de tensão ecológica, nos vales, incluindo degradação dos solos. Práticas de manejo do solo e de preparo para agricultura, queimadas, por exemplo, destacam-se como conflitos ambientais do Parque e seu entorno. Todos esses problemas tornam a área suscetível à desertificação. Ademais, há uma predominância de áreas devolutas, de pequenas posses rurais com pouca o nenhuma atividade produtiva, e da pequena possibilidade de existência de imóveis titulados e com significativa atividade produtiva nas áreas mais elevadas da Serra de Monte Alto, tendo em vista a baixa fertilidade dos solos, a declividade acentuada do terreno e a condição de difícil acesso as áreas situadas nesta região.

Edição atual tal como às 20h47min de 26 de dezembro de 2019

201912262837826.jpg
Foto
Author DJKIBAO MANDALA
Descrição
Nome do parque Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
Date 2019/12/26


Parque Estadual da Serra dos Montes Altos Decreto de criação: Decreto Estadual Nº 12.486 de 29 de novembro de 2010 Importância do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi criado a partir de uma demanda da comunidade local, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade regional, garantindo condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre (Speothos venaticus), espécie ameaçada de extinção. O Parque abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de muitas cachoeiras e nascentes de grande importância para a região Sudoeste do Estado. Fora isso, pode-se encontrar em grutas e abrigos um vasto patrimônio arqueológico e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Desta forma, o Parque revela-se com grande potencial para o turismo.

Localização e área O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos fica localizado nos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba, do Estado da Bahia. Possui uma área estimada de 18.491 ha.

Atributos Naturais Estado de isolamento geográfico da Serra de Montes Altos implica no isolamento de habitats e consequentemente num elevado grau de endemismo. Não obstante, pode-se verificar uma fauna diversificada, principalmente de mamíferos de grande porte, onde foi detectada a presença de espécies como cachorro-vinagre, qualificado como o menor canídeo silvestre do Brasil, com poucos estudos realizados sobre esta espécie. Destaca-se, também, a presença de uma vegetação variada de caatinga, caatinga arbórea, cerrado, campos rupestres e matas de galeria que abrigam uma diversidade de fauna na qual incluem – se algumas espécies em extinção.

Aspectos Relevantes Nos territórios municipais dentre e no entorno do Parque já foram localizadas e catalogadas mais de uma centena de nascentes, aproximadamente 150, que através dos rios do Espinho, Verde Pequeno e Verde Grande, são formadoras do Rio São Francisco. Podem ser encontradas muitas cachoeiras, a exemplo da Cachoeira do Brucunum. Existência de inúmeros sítios arqueológicos constituídos por pinturas rupestres, currais de pedras, casa de pedra e sítios a céu aberto Este conjunto de sítios representa um importantíssimo patrimônio histórico-cultural nacional cuja implantação de políticas de preservação e de incentivo às novas pesquisas científicas faz-se imprescindível para a identificação de novos registros arqueológicos e garantia da preservação desse inestimável patrimônio nacional.

Principais Conflitos Ambientais Atividades de extrativismo desordenado (pecuário e florestal) vêm causando profundas modificações nesta área de tensão ecológica, nos vales, incluindo degradação dos solos. Práticas de manejo do solo e de preparo para agricultura, queimadas, por exemplo, destacam-se como conflitos ambientais do Parque e seu entorno. Todos esses problemas tornam a área suscetível à desertificação. Ademais, há uma predominância de áreas devolutas, de pequenas posses rurais com pouca o nenhuma atividade produtiva, e da pequena possibilidade de existência de imóveis titulados e com significativa atividade produtiva nas áreas mais elevadas da Serra de Monte Alto, tendo em vista a baixa fertilidade dos solos, a declividade acentuada do terreno e a condição de difícil acesso as áreas situadas nesta região.

Histórico do arquivo

Clique em uma data/horário para ver como o arquivo estava em um dado momento.

Data e horárioMiniaturaDimensõesUsuárioComentário
atual20h47min de 26 de dezembro de 2019Miniatura da versão das 20h47min de 26 de dezembro de 2019540 × 540 (43 kB)DJKIBAO MANDALA (discussão | contribs)Parque Estadual Serra dos Montes Altos Bahia
  • Você não pode substituir este arquivo.

Não há páginas que usem este arquivo.

Metadados