Parque Ecológico Três Meninas

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

A cultura e a história de Brasília e Samambaia são retratadas no Parque Três Meninas. O local é uma antiga fazenda construída nos anos 60, onde se destacam três pequenas casas feitas pelos antigos proprietários para suas três filhas. Em meio a esse contexto histórico-cultural, o parque oferece ainda a seus visitantes pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia.



Parque Ecológico Três Meninas
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Distrito Federal
Município: Samambaia
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 66.5374 hectares
Diploma legal de criação: Criado pela Lei n° 576, de 26 de outubro de 1993, e regulamentado pelo Decreto n° 15.901, de 12 de setembro de 1994.
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos: Para agendar visitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLAbkwW7RwVn4SlwpJiaDzLvLyT9LFiUCxQxEQYdFQihQHeg/viewform

Localização

O Parque Ecológico Três Meninas está incluído na Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek (ARIE JK), denominada Parque Juscelino Kubitschek, que foi criado pelo Lei nº 1.002, de 02/01/96, e inclui também, os Parques Boca da Mata e Suburo Onoyama. Além de estar inserido na Área de Proteção Ambiental do Planalto Central. Está situado entre a Segunda Avenida Norte de Samambaia e o Ribeirão Taguatinga, na QR 611 - Samambaia Norte, Brasília - DF

Como chegar

De carro: Partindo da Rodoviária do Plano Piloto, acessar a DF-002 via ERW - Sul por 7,5 Km. Em seguida, acessar a EPGU, BR-450, EPNB, BR-251 e BR-060 até Ade Conjunto 14 em Samambaia Sul. Depois, pegue a Qs 502 Conjunto 2, Qs 501/502 conjunto 1, 2a Avenida Sul até a Qn 411 até Qr 611 Conjunto 1.

De ônibus: Linhas que passam pelo parque : 0.367, 0.391, 0.397, 366.7, 380.9

Ingressos

Entrada franca. Dias e Horários de atendimento: Segunda a Sexta de 07h às 18h.

Onde ficar

O visitante pode se hospedar em pousadas e hotéis próximos à região.

Objetivos específicos da unidade

De acordo com o art 2º da Lei 576, de 26 de outubro de 1993:

Art. 2º - São objetivos do Parque Três Meninas:

I - Proporcionar à população de Samambaia condições de exercer atividades e promover eventos culturais e educativos em um ambiente natural, equilibrado e saudável.

II - favorecer condições para recreação, lazer e esporte em contato harmônico com a natureza;

III - criação de um Núcleo de Educação Ambiental;

IV - reflorestar o Parque com espécies nativas da flora da região, recompondo áreas degradadas pela ação antrópica ao longo do tempo;

V - proporcionar à comunidade uma área destinada a conservação local, visando a manutenção da viabilidade genética das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis.

Histórico

O Parque Três Meninas foi construído 4 anos depois da fundação de Samambaia. Um bom exemplo de ocupação para uma antiga chácara (década de 60), cujo construtor, no fundo do terreno, fez três casas de bonecas, para suas três filhas. A área se tornou propriedade do DF na década de 80 e passou a ser utilizada coo ponto de distribuição de lotes para a ocupação de Samambaia. Em 1989 foi criada a Região Administrativa de Samambaia e a chácara abrigou o projeto Casa da Cultura, que possuía uma Escola Classe, biblioteca. Em seguida o local foi sede de um posto de saúde de tratamentos alternativos com medicamentos fitoterápicos, além de ter abrigado também um assentamento provisório de sem terras. Em 2003 a biblioteca do Parque, e a única de Samambaia, pegou fogo, e o local foi deixado de lado de vez.

Atrações

Estrutura para Educação Ambiental: Galpão coberto Sala de aula Trilha Ecológica pavimentada e não pavimentada Além disso, pista de skate, parques infantis, quadras poliesportivas e ciclovia.

Aspectos naturais

Águas das nascentes são limpas, tem também buritizais e cerrado.

Relevo e clima

O local possui relevo característico de borda de chapada. Clima seco com umidade relativa do ar baixa, tendo temperaturas médias mensais superiores a 18°C.

Fauna e flora

Foram avistadas no parque as seguintes espécies:

- Pirá brasília (Simpsonichthys boitonei)

- Coruja buraqueira (Athene cunicularia)

- Sucupira branca (Pterodon pubescens Benth)

- Tatu peba (Euphractus sexcintus)

- Cagaita (Eugenia dysenterica DC)

Problemas e ameaças

Problemas estruturais ocasionados pela falta de manutenção. Águas dos córregos estão poluídas pelo esgoto de Taguatinga por conta disso não é disponível para uso.

Fontes

http://www.ibram.df.gov.br/parque-tres-meninas/

https://ativa98.com.br/aproveite-as-ferias-no-parque-tres-meninas-em-samambaia/

https://www.euamocerrado.com.br/#/parques/54

http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/48535/Lei_576_26_10_1993.html

https://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/26612/Decreto_15901_12_09_1994.html

http://www.lugaresesquecidos.com.br/2011/05/parque-tres-meninas-samambaia-df.html

https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/parque-tres-meninas-preserva-historia-de-samambaia/

https://noticias.r7.com/distrito-federal/df-record/videos/parque-tres-meninas-em-samambaia-esta-abandonado-ha-cinco-anos-21022018 https://agenciabrasilia.df.gov.br/2013/03/09/parque-tres-meninas-sera-totalmente-revitalizado/

https://moovitapp.com/index/pt-br/transporte_p%C3%BAblico-Q_409_2%C2%AA_Av_Norte_Parque_Tr%C3%AAs_Meninas-Brasilia-stop_6343256-1702

http://biblioteca.cl.df.gov.br/dspace/bitstream/123456789/1769/1/Parques%20do%20Distrito%20Federal.pdf

A visita ao parque tem o objetivo de sensibilizar os visitantes para a beleza e importância do Cerrado e sobre os aspectos históricos que permeiam o mesmo, sendo de suma importância para criar um vínculo entre a natureza e o ser humano, auxiliando assim na redução da degradação do meio ambiente e incentivando sua conservação, além de incentivar atividades voltadas para educação ambiental. É aberto ao público todos os dias das 7h às 18h

Vídeo sobre o parque: https://www.youtube.com/watch?v=h_SMR4ymYao