Parque Estadual Acaraí

De WikiParques
Revisão de 01h28min de 16 de setembro de 2014 por Johnatas (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Map=http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai http://www.turismoecologicoacarai.com.br/o-parque/ |Administration=Estadual |State=Santa Catarina |R...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai

http://www.turismoecologicoacarai.com.br/o-parque/

Parque Estadual Acaraí
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Santa Catarina
Município: São Francisco do Sul
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 6.667 hectares
Diploma legal de criação: O Parque Estadual Acaraí, foi criado em 23 de setembro de 2005, pelo Decreto Estadual Nº 3.517.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação do Meio Ambiente – FATMA
Contatos: acarai@fatma.sc.gov.br

Localização

Localizada no município de São Francisco do Sul, litoral norte do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil.

Como chegar

http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai

Ingressos

http://www.turismoecologicoacarai.com.br/contatos/

Onde ficar

http://www.turismoecologicoacarai.com.br/contatos/

Objetivos específicos da unidade

Estabelecer uma política territorial direcionada, em especial, para o turismo e para o desenvolvimento regional e a conciliação do processo de desenvolvimento municipal com a preservação ambiental em bases sustentáveis.

Histórico

O parque surgiu de uma iniciativa governamental e da sociedade civil no sentido de garantir a preservação de áreas de valor cênico, de relevância em biodiversidade e do mais importante remanescente contínuo de ecossistemas costeiros em Santa Catarina formado pela restinga da Praia Grande, e de ampliar o conhecimento de nossa história pré-colonial e colonial. O complexo hídrico existente nesta área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas, que somado a vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio da Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna, entre elas, espécies endêmicas e/ou ameaçadas de extinção.

Atrações

Além da beleza natural, conta com riquíssimo Patrimônio Histórico e Arqueológico, pois sambaquis e outros sítios arqueológicos estão identificados na área.

Aspectos naturais

A área apresenta aspectos geológicos e hidrológicos únicos, que abrange um mosaico de ecossistemas com representação de Floresta das Terras Baixas, praia, dunas vegetação de restinga, mangues, rios, banhados, a lagoa, as ilhas, costões e recifes rochosos do Arquipélago Tamboretes.

Relevo e clima

O clima subtropical, típico na região, favorece o ecossistema local, a Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas ou Mata Atlântica, ecossistema que é limitado a altitudes de 0 m a 30 m.

Fauna e flora

Até agora foram identificadas no Parque Estadual Acaraí: 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis (5 tartarugas marinhas, 1 cágado de água doce, 1 crocodiliano, 6 lagartos, 1 anfisbenídeo e 19 serpentes), 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos não-voadores e 38 espécies de peixes no Rio Acaraí.

Problemas e ameaças

Poluição, exploração imobiliária, pesca, caça e o comércio ilegal de fauna e flora.

Fontes

FATMA. 2005. RELATÓRIO DOS ESTUDOS TÉCNICOS BÁSICOS E JUSTIFICATIVAS PARA A CRIAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL ACARAÍ.

http://www.fatma.sc.gov.br/conteudo/parque-estadual-acarai

http://www.turismoecologicoacarai.com.br/o-parque/