Parque Estadual Rio da Onça

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual Rio da Onça
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Parana
Município: Matinhos
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 118,51 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Estadual n.º 3825 de 04 de junho de 1981.
Coordenação regional / Vinculação: IAP - Instituto Ambiental do Paraná
Contatos: Telefone: (41) 3453-2472

E-mail: pfriodaonca@iap.pr.gov.br

Localização

Como chegar

Localizado entre os balneários de Riviera e Praia Grande, a 600 metros da praia. O acesso é pela PR-412 - balneário Riviera II. Placas na estrada entre Matinhos e Praia de Leste orientam como chegar.

Ingressos

Aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. No horário de verão, até às 18h. Nos feriados, as visitas, devem ser agendadas com antecedência.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservação de espécies importantes da Mata Atlântica.

Histórico

O Parque Estadual Rio da Onça foi um depósito de lixo no município de Matinhos, hoje abriga grande parte da flora e da fauna da mata atlântica.

Atrações

TRILHAS E MIRANTES - Entre os atrativos estão as trilhas interpretativas, as pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copadas das árvores.

Aspectos naturais

O Parque Florestal Rio da Onça situa-se na região central do município de Matinhos e apresenta vegetação do ecossistema Floresta Ombrófila Densa, áreas com reflorestamento existentes anteriores à criação do parque e áreas que abrigavam o depósito de lixo do município.

Relevo e clima

Fauna e flora

A flora é composta de espécies como caixeta, brejos graminisos, guanandis, maçarandubas, bromélias, palmitos e tiriricas.

A fauna no local também é bastante diversificada, algumas pesquisas de campo registraram a existência de mais de 25 espécies de répteis e 19 anfíbios. Entre eles lagarto, mão pelada, suçuarana e tatu.

Problemas e ameaças

Fontes