Parque Estadual Serra Verde

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual Serra Verde no Blog do WikiParques


Parque Estadual Serra Verde
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Belo Horizonte
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 142 hectares
Diploma legal de criação: Dec. Est. s/n de 12/12/07 (Criação)

Dec. Est.45.077 de 31/03/09 (Ampliação)

Coordenação regional / Vinculação: Regional Centro Sul
Contatos: E-mail: peserraverde@meioambiente.gov.br

Telefone: (31) 3455-5266

Localização

Rua João Batista Fernandes, n 85, bairro Serra Verde - Belo Horizonte - Minas Gerais

Como chegar

O acesso, a partir de Belo Horizonte, se dá através da MG-010 sentido Aeroporto de Confins, pegando a saída para o bairro Serra Verde (Saída 13).

Ingressos

Não é cobrado, necessário agendamento para atividades fechadas.

Onde ficar

Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Vespasiano e Belo Horizonte

Objetivos específicos da unidade

Unir a cidade o homem e a natureza por meio da Educação Ambiental.

Histórico

No início de 2006, o governador de Minas Gerais, desapropriou a área do Hipódromo para a construção da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o novo centro consiste em um moderno conjunto de prédios para abrigar o Palácio Governamental. A inauguração oficial ocorreu em 4 de março de 2010. O Parque Estadual Serra Verde insere-se nesse contexto, englobando parte do antigo Parque Municipal, e representando importante área verde no entorno da Cidade Administrativa.

Atrações

O parque possui as trilhas temáticas que acontecem todo o primeiro sábado do mês (Caso haja feriado a atividade é marcada no segundo sábado). O ponto de encontro é na Associação comunitária do bairro Serra Verde, na rua João Batista Fernandes, n85, às 8:30 da manhã. É importante que o interessado venha com roupa adequada para caminhadas ao ar livre, e trazer lanche, água, boné e demais itens de interesse.

TRILHA NOTURNA: Os animais brasileiros, em sua maioria , são discretos e pouco vistos, com maior período de atividade durante a noite. Por isso a equipe do Serra Verde realiza, trimestralmente, a caminhada noturna.O objetivo é apresentar aos participantes a fauna noturna e a dinâmica da vida selvagem durante este período.

TRILHA TREKKING DAS GALHAS: Há sempre uma nova forma de se realizar uma caminhada e o trekking é uma maneira de se trilhar conciliando aprendizado e diversão. Vamos à “caça as galhas”, estruturas pouco conhecidas mas muito diversas na Natureza e no Parque. O objetivo é introduzir noções desta modalidade esportiva e apresentar as fascinantes estruturas das galhas.

TRILHA DOS RASTROS: Os mamíferos, são animais de difícil visualização. Uma maneira interessante de descobrir se existe a presença do animal nas florestas é a busca por pistas, como, pegadas, trilhas e tocas. O objetivo da trilha é apresentar aos participantes a fauna local através de pistas deixadas pelos animais no ambiente.

TRILHA DOS SOLOS: Nesta trilha aborda-se o solo, valioso e frágil recurso, do qual dependem não apenas a biodiversidade, mas também os recursos hídricos e a própria sobrevivência do homem. Ao longo da caminhada o visitante poderá conferir, com o auxílio de dinâmicas e experiências, a diferença entre áreas com solos degradados e preservados, como ocorre tal degradação e como isso afeta tanto os ambientes naturais quanto os urbanos.

Aspectos naturais

Fragmentos de mata atlântica em meio a cidade de Belo Horizonte, possui aproximadamente 24 nascentes que formam o córrego floresta, que desaguam no Isidoro, depois no Onça e em seguida no Rio das Velhas.

Relevo e clima

O clima da região é do tipo mesotérmico brando com verão brando (Awi), segundo Köppen, semiúmido, com um período seco, que se estende de Abril a Setembro. A precipitação, que varia de 1.490 a 1.515 mm, apresenta uma marcha sazonal bem definida em toda região, apresentando clara distinção entre as estações seca e chuvosa. As principais classes de solo são os Argissolos Vermelho-Amarelos nas porções mais suaves do relevo e Cambissolos Háplicos em áreas de relevo mais declivoso. São solos distróficos, o que indica deficiências químicas no que tange a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Ao longo das calhas dos rios ocorrem Neossolos Flúvios e Gleissolos Háplicos.

Fauna e flora

O PESV, abriga animais da nossa fauna, como, por exemplo, Furão, Tatu-galinha, Capivara, Mão-pelada, Cachorro-do-mato, etc. A Unidade de Conservação também tem um grande potencial para a prática de Observação de Aves, já que conta com mais de 100 espécies catalogadas, dentre elas, o Gavião-do-rabo-branco, Falcão-de-coleira, Gavião-carijó, Caburé, Saracura, Tico-tico-rei-cinza, Canário-do-mato, etc. O parque é cercado região metropolitana de Belo Horizonte, funcionando como um refúgio para centena de espécies que utilizam os recursos naturais disponíveis na área. A flora possui exemplares de mata atlântica e cerrado.

Problemas e ameaças

Os principais problemas são: lixo, entulho, fogo, animais domésticos, uso de drogas, caça e coleta de lenha. É interessante notar que todos os moradores do entorno citam os mesmos problemas e, em sua maioria, associados à cultura e à falta de educação da população. A falta de estrutura também dificulta a execução das atividades.

Fontes

Colaboradores e plano de manejo.