Parque Nacional Guaricana

De WikiParques
Revisão de 17h36min de 10 de junho de 2014 por Paulo André Vieira (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Map={{#display_map:|center=-25.794341318538454, -49.292196069335866 |zoom=10 |type=satellite |fusiontables=1AqxKofxeq8Z8g0x47zRJVFNJH_PP1ZaOChAYlC5l}} |Administrat...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Carregando mapa...
Parque Nacional Guaricana
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Parana
Município: São José dos Pinhais, Morretes e Guaratuba
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 45000
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação:
Contatos:

Localização

Entre as rodovias BRs 277 e 376, nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes e Guaratuba.

Como chegar

Fica a 50 quilômetros de Curitiba, com acesso por rodovias duplicadas.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Fauna

A fauna local é rica, abundante e apresenta elevadíssimos índices de diversidade, em função dos diferentes tipos de ecossistemas ocorrentes, além da abundância de recursos hídricos, incluindo inúmeras várzeas e nascentes de rios e córregos.

Na Área de Especial Interesse Turístico do Marumbi foram registradas 314 espécies de aves, o que correspondia a quase metade do total verificado em campo no Estado do Paraná à época do estudo em 2006. Essa riqueza considerável deve-se, além da expressiva área protegida da unidade de conservação, à grande abundância de hábitats, decorrente da gradação altitudinal e representação de todas as formas fitofisionômicas da floresta ombrófila densa além de parte da floresta ombrófila mista e da estepe a ela diretamente associada.

A região extremo leste do Paraná, que compreende a planície litorânea e a Serra do Mar, representa uma pequena porção da área total do Estado na qual ocorrem aproximadamente 72,3% do número de espécies da mastofauna do Paraná, o que comprova sua extrema importância como reduto de fauna. Entre os mamíferos encontrados na região estão o Leopardus sp. (gato-do-mato), Lontra longicaudis (lontra), Sylvilagus brasiliensis (tapiti), Sphiggurus vilossus (ouriço), Tayassu pecari (porco-do-mato), entre outras.

Flora

A área da UC se encontra em uma região de contato (Ecótono Vegetacional) entre a Floresta Ombrófila Mista (floresta com araucárias) e a Floresta Ombrófila Densa (floresta densa atlântica), embora haja predomínio da última formação. Refúgios vegetacionais ou campos de altitude também ocorrem pontualmente na área, sobre os pontos mais elevados das serras das Canavieiras e da Igreja.

A Floresta Ombrófila Densa Submontana ocorre nas partes mais baixas das encostas. Espécies comuns são a quaresmeira, na fase inicial; a guaricica e o guapuruvu, na fase intermediária; e canelanhutinga, pau-de-sangue, jequitibá, pau-óleo, figueira, bocuva, cedro, canjerana, figueiras, miguel-pintado, cuvatã, licurana e palmito, entre muitas outras espécies, na fase madura.

A Floresta Ombrófila Densa Montana estende-se pelas áreas mais íngremes, em geral entre 400 e 1200 metros de altitude. Muitas das espécies são as mesmas da formação anter ior, porém algumas, como o palmito e o guapuruvu, não ultrapassam os 600 metros de altitude. Espécies comuns são; canela-preta, canela-sassafrás, pau-óleo, caovi, licurana, canjerana, cedro, figueiras, miguel-pintado e cuvatã, entre muitas outras.

A Floresta Ombrófila Densa Altomontana representa a vegetação florestal situada nos topos dos morros da Serra do Mar, formada de árvores baixas (3-5 metros) e geralmente tortuosas, em alta densidade. São espécies comuns; cataia, caúna, cocão, orelha-de-onça, guamirins e cambuís.

A Floresta Ombrófila Mista Montana é a floresta com araucárias propriamente dita. Ocorre em forma de capões ou então contínua, em grande extensão. São espécies companheiras da Araucaria angustifoliana fase madura; imbuia, canela-sassafrás, ipê-amarelo, cedro, canjerana, erva-mate, caúna, miguel pintado, camboatá, cataia, guabirova, pitangueira e muitas outras.

Problemas e ameaças

As maiores e mais graves ameaças à área e entorno imediato são a caça, o roubo de palmito-juçara e a ampliação dos plantios de banana e arroz. As duas últimas ocorrem com maior destaque ao longo da estrada da Limeira, especialmente ao Sul/Sudeste da área da proposta de unidade de conservação, enquanto as duas primeiras ocorrem ao longo de toda a área, de forma generalizada.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/guaricana_relat_tecnico_04_2009_versao_parna.pdf

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/relatorio_fundiario_guaricana_e_bom_jesus_outubrol_2009.pdf

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/o-que-fazemos/guaricana_relatorio_socio_economico_abril_2009.pdf

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=80740&tit=Parana-festeja-criacao-do-Parque-Guaricana-na-Serra-do-Mar