Parque Nacional Serra da Mocidade

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Nacional Serra da Mocidade no Blog do WikiParques


Carregando mapa...
Parque Nacional Serra da Mocidade
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Roraima
Município: Caracaraí e Barcelos
Categoria: Parque
Bioma: Amazônia
Área: 376.812 hectares
Diploma legal de criação: Decreto s/n° de 29 de abril de 1998.
Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)
Contatos: Tel: (95) 35321067 / 3623-3250

Endereço sede:

Av Bem querer, 2337

São Francisco, Caracaraí – Roraima (RR)

CEP: 69.360-000

Email: parnamocidade@gmail.com

Localização

Situa-se na área central de Roraima, nos municípios de Caracaraí (RR) e Barcelos (AM), no encontro de dois ecossistemas distintos, Cerrado e Floresta Amazônica. Ao Noroeste, faz divisa com a reserva dos povos indígenas Yanomami.

Como chegar

O acesso se dá pelo rio Capivara e pelo igarapé Bacaba, afluentes do rio Água Boa do Univini.

Ingressos

No âmbito institucional, a Unidade ainda não está aberta à visitação.

Onde ficar

---

Objetivos específicos da unidade

O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e de turismo ecológico.

A UC tem como objetivo específico proteger amostras dos ecossistemas de áreas alagadas e formações montanhosas, paliodunas do Catumami, assegurar a preservação da flora e fauna e demais recursos naturais. Além de garantir a evolução natural dos ecossistemas da UC, proteger espécies da flora raras, ameaçada de extinção; servir como banco biogenético para conservação "in-situ" de espécies da flora e fauna; promover atividades de pesquisa, monitoramento ambiental e de educação ambiental; proteger os recursos hídricos das nascentes da bacia do Rio Ajarani, Capivara, Igarapés Bacaha e recursos lacustres.

Histórico

O título de “Serra da Mocidade” deriva das dificuldades para subir as montanhas da região e que só poderia ser feito por jovens.

Em abril de 1998, o decreto presidencial criou o Parna no sudoeste de Roraima. O Parque foi criado por força de convenção internacional, da qual o Brasil é signatário, que prevê a destinação de 10% dos ecossistemas existentes para Unidades de Conservação.

Já nos aspectos históricos e culturais, a área da unidade foi doada ao IBAMA pelo Exército.

No passado, a área foi palco das chamadas "colocações" – áreas de extração privativas que atraíam centenas de pessoas para retirada da balata (Mimusops amazônica e M. bidentata) e da sorva (Couma guianensis), cujos látex, na época, valiam mais do que ouro.

Atrações

A UC ainda não está aberta à visitação.

O isolamento e a biodiversiade atraem a atenção de pesquisadores.

Aspectos naturais

É uma das regiões de maior diversidade biológica da Amazônia, por ser uma zona de transição entre dois biomas distintos. O Parque é formado por terrenos sazonalmente alagáveis, da bacia do Rio Branco, e trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas.

Ao noroeste, a unidade faz interface com a reserva dos povos indígenas Yanomami.

Relevo e clima

A Unidade possui relevo baixo e inundável e, à época de sua criação, já não atraía colonizadores como antes, registrando-se apenas atividades extrativistas entre as décadas de 30 e 70 do século passado.

A porção setentrional do Parque é marcada por uma cadeia de montanhas resultante da erosão de um grande bloco continental – cráton guianense formado por rochas magmáticas e metamórficas datadas de 1,8 e 2,5 bilhões de anos.

É um maciço residual de grandes proporções com altitude média de 1.000 metros com picos de 1.800 metros.

A malha hídrica do Parna da Mocidade apresenta rios de águas claras límpidas e transparentes; além de águas pretas, ácidas devido à matéria orgânica em suspensão; e águas brancas, barrentas e carregadas de sedimentos. Essa heterogeneidade ambiental é marcada por uma forte sazonalidade que impede a navegação no interior do Parque no período de estiagem.

O clima da Serra é constantemente úmido com uma pequena estação de seca. As temperaturas e as chuvas sofrem um mínimo de variação anual, mantendo-se em nível elevado.

Fauna e flora

A fauna é pouco conhecida, mas há diversas espécies de aves migrantes do Hemisfério Norte que, periodicamente, se deslocam à América do Sul. Nas serra Cumaru e Mocidade, a vegetação adquire características de Floresta Ombrófila com orquídeas e bromélias.

Problemas e ameaças

O Parna tem uma mega diversidade por estar localizado em áreas isoladas. Porém, a falta de infraestrutura física deixa de cumprir com o objetivo da UC e impede o desenvolvimento de pesquisa científica e o monitoramento da área.

Hoje, o difícil acesso permite a integridade dos ecossistemas e guarda o imenso potencial para o turismo ecológico de observação. A situação fundiária foi parcialmente regularizada. Porém, as atividades ilegais na UC são difíceis para monitorar e a aplicação dos instrumentos legais é baixa na região.

Fontes

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/302/

http://www.brasil.gov.br/localizacao/parques-nacionais-e-reservas-ambientais/parque-nacional-serra-da-mocidade-2013-rr

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/1973-parna-da-serra-da-mocidade.html

Decreto criação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/DNN/Anterior%20a%202000/1998/Dnn29-04-98-2.htm

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/824-parque-nacional-da-serra-da-mocidade-celebra-13-anos-de-existencia.html

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/roraima/parque-nacional/serra-da-mocidade/

http://www.brasilturismo.com/parquesnacionais/parque-nacional-serradamocidade.php

http://uc.socioambiental.org/noticia/parque-nacional-da-serra-da-mocidade-celebra-13-anos-de-existencia

ECOPAISAGENS DO PARQUE NACIONAL “SERRA DA MOCIDADE”, 2005, INPA http://agroeco.inpa.gov.br/reinaldo/RIBarbosa_ProdCient_Usu_Visitantes/2005Relatorio_PARNA_Serra-da-Mocidade_IBAMA.pdf