Parque Nacional da Serra do Pardo

De WikiParques
Revisão de 23h37min de 13 de janeiro de 2014 por 187.67.184.79 (discussão)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Carregando mapa...

Nome da Unidade: Parque Nacional da Serra do Pardo

Bioma: Amazonia

Área: 445.392 hectares

Diploma legal de criação: Decreto s/n° de 17 de fevereiro de 2005.

Coordenação regional / Vinculação: Parna federal, órgão gestor ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)

Contatos:

Endereço sede: Av. Conselheiro Furtado, 1.303
Batista Campos, Altamira, Pará.
CEP: 66.035-350

Localização

O Parque fica localizado na região da Terra do Meio fica no centro do Pará, entre Altamira e São Félix do Xingu.

Como chegar

--

Ingressos

--

Onde ficar

--

Objetivos específicos da unidade

O Parque tem como objetivo preservar ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e turismo ecológico.

A Unidade da Conservação está inserida dentro do Plano de Ação do Governo Federal de controle e combate ao desmatamento na Amazônia legal.

Histórico

O Parque foi criado sob o governo Lula da Silva durante a gestão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em 2011, especialistas a Rede WWF Brasil realizaram uma expedição nos municípios de Altamira e São Felix do Xingu para se encontrar com os principais atores que interagem na UC: as comunidades de São Sebastião, Tracuá e Primavera e as aldeias indígenas de Xingu, Apyterewa e Kwaraya-pya.

A história da região é marcada por diversas fases de ocupação da Amazônia ao longo do século 20 tendo sido área de seringal na década de 50, passando a ser ocupada por grileiros que retiravam madeira e posteriormente investiram na criação de gado.

Apesar de se saber da integridade da área do Parque Nacional da Serra do Pardo, havia pouco conhecimento sobre sua biodiversidade. A área nunca tinha sido pesquisada até a realização desta expedição e informações sobre suas características biológicas ainda eram especulação.

O objetivo da expedição científica no parque nacional foi obter informações sobre o meio biológico da área para subsidiar a elaboração de um documento, o Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Pardo, fundamental para a realização de uma boa gestão da unidade de conservação.

Atrações

Na região há cachoeiras, igarapés e pequenas praias banhadas pelo Rio Xingu. O trabalho dos pesquisadores serviu para a elaboração do plano de manejo do parque, isto é, em que áreas e condições a região poderá vir a receber os turistas.

Aspectos naturais

O Parque abriga uma riqueza natural de extrema importância, com grande diversidade biológica e espécies endêmicas. A área é uma das mais ricas em biodiversidade na Amazônia e tem o tamanho equivalente a 450 mil campos de futebol.

Mesmo com a ocupação de comunidades e algumas fazendas no passado, aproximadamente 95% da área do Parque mantém sua vegetação natural e é considerada de extrema importância para a conservação.

Na expedição realizada em 2011, foram encontradas cinco novas espécies de peixes e 35 espécies de aves que os biólogos não esperavam encontrar na região, como o pássaro conhecido como cancão, típico da caatinga.

O grupo de botânicos se deparou ainda com orquídeas e plantas carnívoras que são mais comuns no cerrado. O potencial de estudo científico no parque deixou os pesquisadores motivados. As descobertas podem ajudar os pesquisadores a entenderem como plantas e animais de outras florestas do país conseguiram se adaptar à Amazônia.

Relevo e clima

O parque situa-se em uma área de transição geológica, entre o planalto central e a floresta amazônica.

Fauna e flora

Existem cerca de 900 espécies no parque. Pesquisas apontam uma estimativa a existência de 26 mamíferos, 265 aves, 57 répteis e anfíbios, e cerca de 500 plantas e 71 peixes.

Entre os mamíferos, vivem no Parque o cachorro do mato, a paca, anta, a capivara, onça pintada, ariranha, cutia, esquilo, macaco prego, veado, jaguatirica e tatu-canastra.

De aves, destacam-se a estrelinha-preta, fruxu-do-cerradão, periquito-rei, pretinho e gavião-de-penacho.

Das centenas de espécies de flora estão o açaí-da-serra, a copaíba, taperebá, canela-de-ema e mandacaru.

Foram listadas 4 espécies que encontram-se em listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção: maçaranduba, itauba, cedro e a castanheira.

Problemas e ameaças

Por estar em uma área de interflúvio dos rios Xingu e Tapajós, a UC possui uma biodiversidade particular com espécies endêmicas, que sofrem ameaças de desmatamento como o gado, mineração e obras de infraestrutura planejadas para a região.

As fazendas que ficavam dentro dos limites do parque foram desapropriadas e o gado retirado em algumas operações conjuntas entre o ICMBio, o Ibama e a Polícia Federal chamadas de “boi pirata”.

No entanto, apesar de Parque Nacional ser uma categoria de unidade de conservação de proteção integral, que não permite a permanência de pessoas morando em seu interior, algumas comunidades tradicionais de ex-seringueiros ainda moram no local. Como são povos tradicionais, eles têm permissão para ficar dentro do parque até que se encontre uma área para a qual eles possam se mudar sem que a manutenção dos seus meios de vida seja prejudicada.

O Parque é marcado pelo desmatamento e pela grilagem. A UC contém um número significativo de espécies que constam da lista brasileira e ou das listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção.

Fontes

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/915-parque-nacional-serra-do-pardo-comeca-movimento-para-criar-seu-conselho-consultivo.html

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/nossas_solucoes_na_amazonia/exp/2010___expedicao_cientifica_terra_do_meio/?27233/Especies-encontradas-no-Parque-Nacional-da-Serra-do-Pardo

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1639206-16052,00-EXPEDICAO+FAZ+LEVANTAMENTO+INEDITO+DO+PARQUE+DA+SERRA+DO+PARDO+NO+PARA.html

http://www.casacivil.gov.br/atos/destaque/pquenac_serrapardo

Decreto de criação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Dnn/Dnn10451.htm

http://www.sema.pa.gov.br/interna.php?idconteudocoluna=2011&idcoluna=9&titulo_conteudocoluna=

http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/360/

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/nossas_solucoes_na_amazonia/exp/2010___expedicao_cientifica_terra_do_meio/?27222/Conhecer-para-melhor-conservar-a-biodiversidade

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/nossas_solucoes_na_amazonia/exp/2010___expedicao_cientifica_terra_do_meio/?27226/A-historia-do-Parque-Nacional-Serra-do-Pardo