Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

De WikiParques
Revisão de 13h09min de 3 de novembro de 2015 por Israel Lopes (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Municipal |State=Sao Paulo |Region=Sudeste |City=Santo André |Category=Parque |Biome=Mata Atlântica |Area=426ha |Coordination=Gerência de Recursos ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Sao Paulo
Município: Santo André
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 426ha
Diploma legal de criação:
Coordenação regional / Vinculação: Gerência de Recursos Naturais (GRN) da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA) - Prefeitura de Santo André
Contatos: Gerência de Recursos Naturais: 11-4439-1300;

E.mail: Parquenascentes@santoandre.sp.gov.br

Centro de Visitantes: 11-4439-0321

Localização

Como chegar

De carro: Seguir a SP122 - Rodovia Adib Chamas até a Parte Alta ou Parte Baixa da Vila de Paranapiacaba, o Centro de Visitantes está localizado à Rua Direita, 371, Casa Amarela.

De transporte público: Linha 10 - Turquesa da CPTM, ônibus 424 - Paranapiacaba.

Ingressos

É necessário o acompanhamento de monitores ambientais credenciados pela Prefeitura de Santo André e Secretaria de Meio Ambiente

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Conservação dos recursos hídricos e biodiversidade

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

Passados 12 anos da criação desta Unidade de Conservação justaposta à outras áreas protegidas, sendo Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba, Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar, Vila de Paranapiacaba tombada como Patrimônio Histórico nos âmbitos minicipal, estadual e federal, e sobreposta à Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais, presenciamos os impactos positivos de uma Unidade de Conservação. Antes, por volta dos anos 90 e início de 2000 algumas trilhas serviam como contínuos de campings em bordas das veredas com suas águas recebendo resíduos de diversas origens, facões marcavam árvores sem distinção de espécie e valor ambiental, plantas e animais retirados para satisfazer fetiches. Aos fins de semana e principalmente entre novembro e carnaval essas áreas recebiam o maior número de pessoas e animais domésticos, não raras vezes via-se churrasqueiras ou fogueiras, principalmente na trilha da pontinha. Não havia na vila um grande trabalho de educação ambiental e isso certamente contribuiu para o desgaste dessas áreas. Qualquer morador ou visitante daquela época provavelmente se recordará dos conflitos que ocorriam logo após a criação da Unidade de Conservação, qualquer pessoa que por ali circulou inúmeras vezes se sentia no direito de ir e vir, sem acompanhamento de monitor ambiental, com mochila de camping, com facão, etc. Não era um problema apenas da Unidade de Conservação, mas do atraso que tivemos em regulamentar as Unidades de Conservação, de criar esta UC e também problemas da educação formal. Felizmente após os desconfortos da transição podemos ver agora palmeiras jussaras (Euterpe edulis) crescendo em alguns pontos muito próximo à áreas muito visitadas, trinca-ferros (Saltator similis) cantando, rastros de capivara (Hydrochaeris cf. hydrochaeris), etc. Apesar das dificuldades que ainda existem, é possível, sem dificuldades, reconhecer a importância desse modelo de conservação, que há de melhorar. Cuidemos para sempre do que há de ser de todos os que hoje podem visitá-la e daqueles que virão.