Mudanças entre as edições de "Parque Natural Municipal da Cidade"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |Introducao=Conhecido popularmente por “Parque da Cidade”, o Parque Natural Municipal da Cidade abrange uma área de 470 mil m2. Com entrada pelo bairro da Gávea,...')
(Sem diferença)

Edição das 16h59min de 18 de dezembro de 2017

Conhecido popularmente por “Parque da Cidade”, o Parque Natural Municipal da Cidade abrange uma área de 470 mil m2. Com entrada pelo bairro da Gávea, ele se estende até o Parque Nacional da Tijuca, constituindo uma Unidade de Conservação de Proteção Integral Municipal.​



Parque Natural Municipal da Cidade
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio de Janeiro
Município: Rio de Janeiro
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 47 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal n° 29.538, de 04 de julho de 2008.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Contatos: E-mail: pnmcidade@gmail.com

Telefone: (21) 3111-3899

Localização

Endereço: Estrada de Santa Marinha, 505 - Gávea - Rio de Janeiro/RJ CEP: 22.451-240

Como chegar

Ingressos

Não há cobrança de ingressos.


Horário de funcionamento

Terça a domingo, das 8h às 17h.

Onde ficar

Na cidade do Rio de Janeiro há inúmeras opções de hospedagem, o bairro mais próximo para quem quer visitar o parque é a Gávea.

Objetivos específicos da unidade

Preservar, proteger e recuperar os ecossistemas existentes no local; promover o desenvolvimento de programas de educação ambiental e pesquisa científica; garantir espaços verdes e livres para a promoção do lazer, da recreação e do ecoturismo da área urbana.

Histórico

Atrações

O Parque da Cidade está localizado em uma antiga propriedade do Marquês de São Vicente, no Bairro da Gávea, doada ao governo em 1939. Fileiras de palmeiras, árvores frutíferas e espécies raras, como árvores de pau-brasil, dividem a atenção dos visitantes com as montanhas que rodeiam o espaço e com os animais que lá vivem. Um bonito lago foi criado com o represamento de um córrego, tornando o passeio ainda mais agradável. Propício para piqueniques e relaxamento, o local oferece aos visitantes um espaço para lazer e trilhas.

O parque ainda abriga o Museu Histórico da Cidade, que preserva cerca de 20 mil peças, entre elas o trono de Dom João VI, esculturas do Mestre Valentim e gravuras do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret.

Em dezembro de 2017, foi aberto o Circuito Circular do Parque da Cidade com 2.6 quilômetros de extensão. O percurso faz parte da Trilha Transcarioca e está sinalizado com as pegadas amarela e pretas que marcam a trilha.

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Embora parte do parque tenha sido reflorestada, ainda há seções nativas de Mata Atlântica.

Vegetação

A cobertura vegetal do Parque da Cidade está incluída na Floresta Ombrófila Densa Submontana, sendo um prolongamento das matas do Maciço da Tijuca. A riqueza florística assemelha-se bastante àquela verificada no Parque Nacional da Tijuca. Na área urbanizada pode-se observar o pinheiro do paraná (Araucaria angustifolia), o pândano (Pandanus sp), os jacarandás (Jacaranda puberula, Jacaranda macrantha), o pau-mulato (Calycophyllum spruceanum), a rara copaíba (Virola oleifera) e muitas Palmáceas de várias espécies. Muitos destes exemplares estão identificados por placas e são facilmente avistados, por estarem em meio a gramados ajardinados. Na mata, seguindo por trilhas que conduzem à Vista Chinesa ou ao Jardim Botânico, observa-se uma grande diversidade florística. Alguns espécimes arbóreos possuem galhos parcialmente cobertos por diversas epífitas e lianas, como as bromélias (Neoregelia neoglutimosa, Tillandsia stricta, Aechmea nudicaulis, Billbergia piramidalis, B. zebrina, Hohenbergia augusta e Vriesa sp), os cactos (Rhipsalis spp), a orquídea (Octomeria alpina, Epidendrum sp, Pleurothallis spp), o cipó-escada-de-macaco - ameaçado de extinção (Bauhinia smilacina) e o cipó-pente-de-macaco (Ptecoctemium echinatium).

As espécies arbóreas mais facilmente observadas são o pau-ferro (Caesalpinia ferrea), o ameaçado pau-brasil (C. echinata), a pata-de-vaca (Bauhinia variegata), a exótica jaqueira (Artocarpus heterophyllus), a embaúba (Cecropia lyratiloba), o ameaçado palmiteiro (Euterpe edulis), a embaúba-prateada (Cecropia hololeuca), a figueira (Ficus guaranitica), o pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), o cedrinho (Cedrela fissilis), a carrapeteira (Guarea guidonea) e a imbirema (Aspidosperma sp). Sob esta cobertura, em meio à serrapilheira desenvolvem-se espécies herbáceas e arbustivas, tais como a orquídea (Oeceoclades maculata), a bromélia (Vanila chamissonis, Horenbergia augusta), e a selaginela (Selaginella umbrosa), entre outras.

Em 1999, foi plantado no Parque um espécime de Ipê amarelo (Tabebuia serratifolia), como marco comemorativo de 2 milhões de mudas plantadas na cidade pelo Programa Mutirão Reflorestamento da SMAC.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1802

http://visit.rio/que_fazer/parque-natural-municipal-da-cidade/

http://museudacidadedorio.com.br/