Parque Natural Municipal dos Morros

De WikiParques
Revisão de 23h23min de 14 de maio de 2018 por DudaMenegassi (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Natural Municipal dos Morros no Blog do WikiParques


Parque Natural Municipal dos Morros
Esfera Administrativa: Municipal
Estado: Rio Grande do Sul
Município: Santa Maria
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 150 hectares
Diploma legal de criação: Decreto Municipal Executivo n°74, de 6 de setembro de 2016.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria de Meio Ambiente de Santa Maria - RS
Contatos: Telefones: (55) 3921 7151 // (55) 3921 7150

E-mail: parquedosmorros@santamaria.rs.gov.br

Localização

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como chegar

Ingressos

A Unidade de Conservação pode ser visitada mediante autorização especial forneceida pela Secretaria de Município de Meio Ambiente para casos de pesquisa, visita de escolas, universidades e outros órgãos ou instituições. Para turismo e esportes é necessário contatar o Grupo Bandeirantes da Serra, organização civil sem fins lucrativos responsável pela visitação, conforme Decreto Executivo 012/2016.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO: Período para a visitação de sábado a domingo, das 8h as 18h.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

O Parque dos Morros está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica, onde ao norte do município de Santa Maria temos o relevo característico do Planalto cobertos pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica, e ao sul, o relevo típico da depressão central cobertos pelas formações campestres e florestas de galeria características do Bioma Pampa. Essa região de transição proporciona interpenetração da fauna e flora desses Biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros, bem como seu entorno imediato, estão inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, se configurando como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul. Os atributos bióticos e abióticos presentes no Parque dos Morros se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, atividades físicas e recreacionais em contato com a natureza, além do turismo ecológico, todas estas permitindo a conservação dos recursos naturais. Frente às características da área do Parque dos Morros, este apresenta atributos relevantes e compatíveis com seu enquadramento no SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação e SEUC – Sistema Estadual de Unidades de Conservação, onde a categoria que melhor se enquadra é de Parque Natural Municipal.

Histórico

Atrações

Aspectos naturais

O Parque Natural Municipal dos Morros está localizado em uma zona de transição geomorfológica e fitoecológica. Ao Norte do Município de Santa Maria temos o relevo característico do Planalto, coberto pela vegetação típica do Bioma Mata Atlântica, e ao Sul, o relevo típico da Depressão Central, coberto pelas formações campestres e florestas de galeria, características do Bioma Pampa.

Essa região de transição proporciona interpenetração da fauna e flora desses Biomas, resultando em uma rica biodiversidade local. Além disso, o Parque dos Morros e seu entorno imediato estão inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, se configurando como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.

Os atributos bióticos e abióticos presentes no Parque dos Morros se configuram como uma ótima possibilidade para a realização de pesquisas científicas e para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental, atividades físicas e de recreação em contato com a natureza, além do turismo ecológico, todas estas permitindo a conservação dos recursos naturais.

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Caça ilegal de aves, mamíferos e abelhas nativas (jataís).

Fontes

http://www.santamaria.rs.gov.br/ambiental/552-parque-natural-municipal-dos-morros