Reserva Biológica Atol das Rocas

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades da Reserva Biológica Atol das Rocas no Blog do WikiParques



Reserva Biológica Atol das Rocas
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Rio Grande do Norte
Município: Litoral do Rio Grande do Norte - águas continentais
Categoria: Reserva Biológica
Bioma: Marinho Costeiro
Área: 35.186,41 hectares
Diploma legal de criação: Dec nº 83.549 de 05 de junho de 1979
Coordenação regional / Vinculação: CR6 -Cabedelo
Contatos: ENDEREÇO / CIDADE / UF / CEP: Av. Alexandrino de Alencar, 1399 Natal/RN – CEP: 59015-350

TELEFONE: (84) 3201-4230 r:234/ 3608-4716/ 9134-0164

Localização

Fica a 144 milhas náuticas (267km) a E - NE da cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, e a 80 milhas náuticas (148km) a W do Arquipélago de Fernando de Noronha, estado de Pernambuco, na área definida pelas coordenadas 03º 45 e 03º 56 latitude sul e 33º 37 e 33 º 56 longitude oeste.

Como chegar

Embarcação Formalmente Autorizada

Ingressos

Não é aberto à visitação pública

Onde ficar

É uma reserva biológica e seu objetivo é somente pesquisa e educação. Não há visitação. Em águas continentais, dentro da Zona Econômica Exclusiva brasileira

Objetivos específicos da unidade

- Preservação/Conservação de espécies . Pesquisa . Educação Ambiental

Histórico

O primeiro mapa que mostra o Brasil descoberto pelos portugueses, o Planisfério de Cantino, de 1502, já registrava a existência do Atol das Rocas. Uma outra menção a Rocas é atribuída ao Almirante Dario Paes Leite, que descreveu o naufrágio de uma das naus da expedição liderada pelo navegador português Gonçalo Coelho à costa do Brasil, em 1503.[1] [4] Apesar de ser conhecido desde o século XVI, o primeiro mapa detalhado de Rocas surgiu apenas em 1852, desenhado pelo Capitão-Tenente Phillip Lee, com a denominação de Baixo das Rocas ou Baixo das Cabras. Rocas aparece caracterizado como atol em 1858, num levantamento batimétrico feito pelo Comandante Vital de Farias. O primeiro naturalista a mencionar Rocas foi Jean de Léry, em 1880.

Devido à pouca profundidade de suas águas, a navegação nesse trecho da costa é muito perigosa. Os acidentes marítimos em Rocas eram frequentes e, no final do século XIX, no dia 19 de novembro de 1881 iniciou-se a construção do primeiro farol do Atol das Rocas, na ilha atualmente conhecida como Ilha do Farol (Rodrigues, 1940 e Andrade, 1959, citados por Kikuchi, 1999).

A Reserva foi designada como Sítio Ramsar , área úmida de importância internacional em 2015. A Convenção de Ramsar é um tratado internacional que tem como objetivo conservar e fomentar o uso racional de áreas úmidas que, no tratado, considera as áreas marinhas até 6 metros de profundidade como área úmida.

Atrações

A REBIO do Atol das Rocas se caracteriza como um ambiente insular oceânico, com a presença do único atol do Atlântico Sul, formado predominantemente por algas coralinas e com feições geomorfológicas atípicas, pois apresenta características tanto dos atóis do Atlântico quanto dos atóis do Pacífico. Além disso, abriga aves migratórias, espécies ameaçadas de extinção, espécies endêmicas e um considerável número de espécies de interesse econômico, justificando sua grande relevância ecológica. A REBIO do Atol das Rocas é delimitada pela isóbata de 1000m, ou seja, se estende até a profundidade de 1000m. O atol é a feição geomorfológica que caracteriza e referencia a unidade. O atol cresce sobre um monte submarino e sua extensão é de aproximadamente 7.200ha onde se encontram duas pequenas ilhas de origem biogênica: a ilha do Farol e a ilha do Cemitério.

Aspectos naturais

Ecossistema insular marinho, oceânico, caracterizado pela presença de um atol de origem predominantemente algálica. Atol é uma ilha em forma de anel, circundando uma laguna central, caracterizado por um recife construído organicamente através de uma associação biológica de animais e plantas. O Atol das Rocas é o único atol do oceano atlântico sul.

Relevo e clima

De acordo com os dados da Marinha do Brasil, o período de chuvas do Atol das Rocas é semelhante ao Arquipélago de Fernando de Noronha, chegando a 250mm no mês de abril e 6mm no mês de outubro. A umidade relativa é alta em todos os meses, numa média de 80% ou mais

Fauna e flora

A vegetação marinha é caracterizada, até o momento, pela existência de 121 taxa de algas, sendo que grande parte é constituída de algas epífitas, dificilmente observadas a olho nu. Na REBIO do Atol das Rocas foram identificadas e catalogadas 147 espécies de peixes, sendo duas endêmicas de Atol das Rocas e Arquipélago de Fernando de Noronha, Thalassoma noronhanum (gudião limpador) e Stegastes rocasensis (donzela-de-rocas).

Problemas e ameaças

Fontes

Plano de Manejo da Rebio Atol das Rocas; Decreto nº 83.549 de 05 de junho de 1979.

Ficha Ramsar https://rsis.ramsar.org/ris/2259

Andrade, G. O. (1959). O recife anular das Rocas (Um registro das recentes variações eustáticas no Atlântico equatorial). Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros XI: 29-61.

Rodrigues, O. A. A. (1940). O Atol da Rocas. Revista Marítima Brasileira LIX(11-12): 1181-1228.