Mudanças entre as edições de "Reserva Extrativista Chico Mendes"

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '{{Parks |Administration=Federal |State=Acre |Region=Norte |City=Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Capixaba (AC), Epitaciolândia (AC), Rio Branco (AC), Sena Madureira (AC), ...')
(Sem diferença)

Edição das 18h55min de 11 de junho de 2017



Reserva Extrativista Chico Mendes
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Acre
Município: Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Capixaba (AC), Epitaciolândia (AC), Rio Branco (AC), Sena Madureira (AC), Xapuri (AC)
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Amazônia
Área: 970.570 hectares
Diploma legal de criação: Decreto nº 99.144, de 13 de março de 1990.
Coordenação regional / Vinculação: Órgão Gestor: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Telefone: (61) 3341-9218

Contatos: Endereço: Rua Copacabana, 423 - Q16, C10 - Village Wilde Maciel - Rio Branco/AC

CEP: 69.918-500

E-mail: silvana.souza@icmbio.gov.br

Telefone: (68) 3224-3749

Localização

Como chegar

Ingressos

Visitação não manejada, porém o acesso é possível de domingo a domingo. A melhor época para conhecer a Resex é durante os meses de abril a outubro, quando os rios que dão acesso a UC oferecem melhores condições de trafegabilidade.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Histórico

A Reserva Extrativista Chico Mendes foi uma das pioneiras na categoria. A unidade, criada em 1990, atualmente abriga cerca de 25 mil pessoas, que sobrevivem do extrativismo tradicional.

Atrações

Aspectos naturais

Relevo e clima

De acordo com a classificação do Projeto RADAMBRASIL, duas grandes unidades morfoestruturais abrangem a área da Reserva, a Depressão do Rio Acre e o Planalto Rebaixado da Amazônia, onde o controle da erosão é exercido primordialmente pelas condições geológicas.A depressão do Rio Acre está representada na Reserva pelo interflúvio entre o Rio Acre e Rio Branco e pela depressão à margem direita do Rio Iaco. Tal unidade representa o nível topográfico mais baixo da área com média altimétrica em torno de 200 metros. O relevo é caracterizado por colinas onde as dimensões dos interflúvios são inferiores a 259 metros de altutude. O Planalto Rebaixado da Amazônia esta representado na porção mais central da Reserva,compreendendo uma faixa na direção norte-sul, cortando o Rio Xapuri. Como característica apresenta áreas aplainadas e relevos dissecados em interflúvios tabulares. Forma o nível topográfico mais elevado da área, com altimetrias entre 250 a 300 metros.

Quanto ao clima, a temperatura média é de 28°. Com uma pluviosidade média anual de 2.054 mm.

Fauna e flora

Reserva Extrativista Chico Mendes situa-se na região zoogeográfica para primatas e peixes, sendo considerada como centro de endemismo para aves e anfíbios, além de refúgio para borboletas e aves.Entre a diversidade da fauna destacam-se como fontes de proteína animal o porquinho do mato, o veado campeiro, o macaco prego, a queixada e a anta, considerados os principais produtos de caça consumidos pelas populações tradicionais da floresta.

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=222

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc