Reserva Extrativista Lago do Cuniã

De WikiParques
Revisão de 00h57min de 28 de dezembro de 2018 por DudaMenegassi (discussão | contribs) (Criou página com '{{Parks |Administration=Federal |State=Rondonia |Region=Norte |City=Porto Velho |Category=Reserva Extrativista |Biome=Amazônia |Area=50.603,84 hectares |Legal documents=Criad...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Reserva Extrativista Lago do Cuniã
Esfera Administrativa: Federal
Estado: Rondonia
Município: Porto Velho
Categoria: Reserva Extrativista
Bioma: Amazônia
Área: 50.603,84 hectares
Diploma legal de criação: Criada pelo Decreto Federal n° 3.238, de 10 de novembro de 1999.
Coordenação regional / Vinculação: ICMBio - CR1 – Porto Velho
Contatos: Telefone: (69) 3225- 7881

Localização

Como chegar

O acesso a Resex Lago do Cuniã pode ser realizado por via fluvial ou via terrestre, dependendo da época do ano.

Por via fluvial, o rio Madeira e Igarapé Cuniã são as principais vias de acesso à RESEX:

- no período da cheia dos rios: partindo de Porto Velho, o deslocamento pelo rio e igarapé leva, em média, 4 a 5 horas. - no período de estiagem (baixa dos rios): partindo de Porto Velho, o deslocamento se dá pelo mesmo rio e igarapé, levando em média de 6 a 8 horas, utilizando somente embarcações pequenas e com pessoas que conheçam os “perigos” do igarapé Cuniã (pedrais e troncos submersos).


Por via terrestre, no período de estiagem, é necessário o deslocamento com veículo traçado, percorrendo 70 quilômetros da Linha 28, estrada sem pavimentação, até a foz do rio Jamarí, onde é necessário atravessar o rio Madeira (com pequenas embarcações) até o distrito de São Carlos e seguir viagem em motocicletas, por 15 quilômetros de ramal, até chegar na RESEX. No período de cheia dos rios, a Linha 28 fica intransitável.

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Histórico

Na área da UC, reside uma população tradicional com cerca de 400 pessoas e 83 famílias beneficiárias, distribuídas em quatro núcleos comunitários: Núcleo Neves, Núcleo Silva Lopes Araújo, Núcleo Pupunhas e Núcleo Araçá.

Atrações

Aspectos naturais

A Unidade é banhada pelo rio Madeira e alguns de seus afluentes diretos. O Lago do Cuniã, com área aproximada de 18.000 ha, é alimentado pelos igarapés Cuniã Grande e Cuniazinho, ambos com suas nascentes na ESEC Cuniã, unidade no entorno da RESEX.

A área da RESEX do Lago do Cuniã apresenta 05 (cinco) tipos de formações vegetais caracterizadas como: Contato Savana/Floresta Ombrófila; Formação Pioneira Fluvial Arbórea; Floresta Ombrófila Aberta de Terra Baixa; Formação Pioneira Fluvial Arbustiva e Formação Pioneira Herbácea (Graminóide). Sendo as duas primeiras formações vegetais dominantes na área da reserva.

Relevo e clima

Relevo

A geomorfologia da área de estudo é composta por Planícies aluviais de rios principais e secundários, circundadas por seus terraços fluviais, cujas altitudes não ultrapassam os 100 m. A maior parte das terras tem altitude entre 100 e 200 metros (superfície de aplanamento) cujo relevo apresenta-se em colinas suave arredondadas com ou sem matacões.

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

[Plano de Manejo]

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=233

http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/amazonia/unidades-de-conservacao-amazonia/2035-resex-lago-do-cunia