Parque Estadual de Terra Ronca

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar



Parque Estadual de Terra Ronca
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Goias
Município: Guarani de Goiás, São Domingos
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 57.000 hectares
Diploma legal de criação: Criado pela Lei 10.879, de 7 de julho de 1989.
Coordenação regional / Vinculação: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás
Contatos: Unidade de Conservação:

Endereço: 11ª Avenida, nº 1.272 - Setor Leste Universitário - Goiânia/GO CEP: 74.605-060

E-mail: 1. semarh@semarh.goias.gov.br

Telefones: 1. (62) 3201-5188 2. (62) 3265-1358

Localização

O Parque Estadual de Terra Ronca (PETER) localiza-se há 400 km de Brasília, localizado nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado de Goiás. Distância de 600Km de Goiânia, 400Km de Brasília, 300Km de Alto Paraíso, 200Km de Luis Eduardo Magalhães (BA).

Como chegar

O acesso ao parque deverá ser feito pela estrada estadual GO-108, uma via sem pavimentação que interliga as cidades de São Domingos e Guarani de Goiás. Na rodovia não existe sinalização indicativa de distância ou de acesso as cavernas do parque. Em determinados trechos algumas placas informam que a área pertence ao parque mas sem outros dados.

Ingressos

O PETER está aberto para visitação.

Os atrativos abertos (cavernas) são: Terra Ronca I e II, Angélica, São Bernardo e São Mateus.

O horário de visitação para as cavernas fica definido como sendo das 08h às 17h (horário normal), e das 08h às 18h (horário de verão)

Onde ficar

A região conta com inúmeros hoteis e pousadas.

Objetivos específicos da unidade

Preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Histórico

Atrações

A unidade de conservação apresenta inúmeras grutas e cavernas, sendo que as de fácil acesso são abertas para visitação. Além disso, o Parque abriga uma imensa diversidade na fauna e na flora. O PETER é roteiro certo para passeios ecoturísticos.

Aspectos naturais

O Parque Estadual de Terra Ronca (PETER) é considerado um dos maiores complexos de cavernas da América Latina. Possui uma área de, aproximadamente, 57.000 hectares, com imensas e maravilhosas cavernas, algumas atravessadas por rios.

O PETeR abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Existe na área feições como cavernas, grutas e dolinas, além da riqueza da fauna e flora exclusivas do ambiente cavernícola, bem como espécies do Cerrado ameaçadas de extinção. Possui belezas cênicas como cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo.

Relevo e clima

As características geomorfológicas da região estão distribuídas em macro compartimentos, unidades e subunidades, que se vinculam de forma evidente com a natureza geológica da região: Planícies de acumulação recente; depressões pediplanadas; planalto em estruturas sedimentares concordantes; patamares do chapadão, chapadão central; planalto do divisor São Francisco-Tocantins; e relevo cárstico.

O clima é predominantemente tropical.

Fauna e flora

O Parque Estadual de Terra Ronca abriga espécies como anta (Tapirus terrestris), veados de diversas espécies, onça preta e a pintada, (Panthera onca); a vermelha, (Felis concolor), macaco-prego (Cebus apella), micos (Callithrix sp), lobo guará (Chrysocyon brachyurus), raposas ( Dusicyon vetulus) entre outros. Entre as aves estão o picapau-do-campo (Colaptes campestris), a alma-de-gato (Piaya cayana), a curicaca ( Theristicus caudatus ), a coruja buraqueira ( Athene cunicularia ), a ema (Rhea americana), a perdiz (Rhynchotus rufescens), a maracanã (Arara nobilis), várias espécies de psitacídeos, beija-flores.

Em relação à flora, no PETER encontramos a sucupira (Pterodon pubescens), a faveira (Dimorphandra mollis Benth.), o barbatimão (Stryphnodendron adstringens).

Problemas e ameaças

Fontes

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=1740

http://www.sbe.com.br/anais26cbe/26CBE_689-694.pdf

http://www.soubrasilia.com/brasilia/parque-estadual-de-terra-ronca/