Parque Estadual da Serra do Rola Moça

De WikiParques
Ir para navegação Ir para pesquisar

Fique por dentro das novidades do Parque Estadual da Serra do Rola Moça no Blog do WikiParques


http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/rolamoca/rolamoça_localidades.pdf

Parque Estadual da Serra do Rola Moça
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Minas Gerais
Município: Belo Horizonte
Categoria: Parque
Bioma: Cerrado
Área: 3.941,09 hectares
Diploma legal de criação: Criado pelo Decreto nº 36071, de 27 de setembro de 1994.
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas - IEF
Contatos: Email: perolamoca@meioambiente.mg.gov.br.

Fone: (31) 3581-3523/ Fax: (31) 3581-3782. Endereço: avenida Montreal, s/nº, bairro Jardim Canadá, Nova Lima, Minas Gerais, CEP 34.000-000.

Localização

A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

Como chegar

Saindo de Belo Horizonte, pegar a BR- 040 no sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita no Posto Chefão, segunda rua à direita (Montreal), no bairro Jardim Canadá. Prosseguir até a portaria principal do parque. A distância do Posto Chefão ao parque é de cerca de 3 km, em estrada de terra.

Ingressos

O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8:00 às 17:00h .

Para realizar as atividades monitoradas (trilhas, mananciais, cachoeiras e viveiros) é necessário agendamento prévio.

Telefone para contato: (31) 3581.3523

Onde ficar

Os visitantes podem ficar em Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité.

Objetivos específicos da unidade

Preservar e conservar seus mananciais e campos ferruginosos, promovendo, de forma sustentável, a integração de atividades da comunidade com a proteção da biodiversidade.

Histórico

O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".

A unidade de conservação está localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e foi criada em 27 de setembro de 1994, com a publicação do Decreto 36.071.

Atrações

Entre as variedades da flora e da fauna, encontramos outro atrativos no Parque Estadual da Serra do Rola Moça como: os mirantes das Três Pedras, do Planeta, do Jatobá e Morro dos Veados.

Aspectos naturais

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

A UC está situada numa zona de transição de Cerrado para a Mata Atlântica. A vegetação diversificada proporciona ao parque um colorido especial e um relevo peculiar, sendo encontradas espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque. Recentemente descrito pela geologia, o Campo Ferruginoso é muito raro, sendo encontrado apenas em Minas Gerais, no quadrilátero ferrífero, e em Carajás, no Estado do Pará.

O Parque possui seis importantes mananciais de água, é habitat de várias espécies da nossa fauna ameaçados de extinção.

Relevo e clima

O relevo do parque é extremamente acidentado, incluindo algumas serras como a Serra do Rola-Moça, Serra do Jatobá, entre outras.

O clima do parque é tropical de altitude a média anual de temperatura é de 18,8 °C, em julho de 15,3°C e de fevereiro 21,4°C.

Fauna e flora

Em relação à flora encontramos na UC espécies como: orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, cedro, jequitibá, arnica e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do Parque.

A flora da UC é bastante diversificada e possui espécie como: onça parda, jaguatirica, gato mourisco, gato do mato, lobo-guará, raposa, mão-pelada, coati, irara, lontra, ouriço, preá, tamanduá-de-colete, tatu-peba, tatu-galinha.

Problemas e ameaças

Como principais problemas à área, destacam-se o fogo e as constantes retiradas de material vegetal, como a arruda, planta aromática de grande aceitação nos mercados e feiras livres.

Fontes

http://www.ief.mg.gov.br/component/content/198?task=view

http://www.biodiversitas.org.br/planosdemanejo/pesrm/index.htm

http://www.edhorizonte.com.br/parquesmg/parques/serra-do-rola-moca/